Artigo - Open Access.

Idioma principal

MÃES DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE ALIMENTAR SAO MAIS CONTROLADORAS E EXIGENTES: ESTUDO CASO- CONTROLE.

MÃES DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE ALIMENTAR SAO MAIS CONTROLADORAS E EXIGENTES: ESTUDO CASO- CONTROLE.

Machado, Rachel Helena Vieira ; Maximino, Priscila ; Ricci, Raquel ; Ramos, Cláudia de Cássia ; Carvalho, Maria Júlia Russo de ; Fisberg, Mauro ;

Artigo:

Justificativa

O cuidado responsivo e o tipo de estilo parental são sabidamenteimportantes moduladores do comportamento alimentar na infância, e há evidênciasna literatura de que famílias com queixas de dificuldades alimentares (DA)tendem a exercer práticas consideradas não responsivas, que podem exacerbar aqueixa e/ou dificultar seu manejo.

 

Objetivo(s)

Comparar a prevalência de tipos de estilo parental em crianças come sem presença de dificuldades alimentares.

 

Método(s)

Estudo observacional caso-controle realizado com 149 crianças comDA diagnosticada e grupo controle de 167 crianças sem DA (N total = 316), entre8 e 94 meses de idade e de ambos os sexos. Os dados foram coletados a partir deentrevistas com as mães, e foram coletadas informações sociodemográficas, sobreo estilo parental e níveis de exigência e resposta (classificados segundoHughes et al 2005). Utilizou-se os testes Qui-quadrado, GLM e teste T-Student,com nível de significância menor que 5% e IC95%, com poder amostral > 80%.

 

Resultado(s)

O grupo com DA apresentou maior prevalência de sexo masculino(64,4% vs 49,7%; p=0,009) e menor média de idade (37,5 vs 42,9 meses; p=0,014)quando comparado ao controle. O estilo parental mais prevalente no grupo decrianças com DA foi controlador (34,8%), ao passo que o estilo indulgente foimais frequente no grupo controle (52,4%), p<0.001. Houve efeito significanteda presença de DA sobre os escores de exigência e resposta das mães, mesmocontrolado para idade. As médias do escore de exigência são maiores no grupo decrianças com DA em relação ao controle (dif 0.41 pontos IC95% 0.26, 0.55,p<0.0001).

 

Conclusão (ões)

O estilo parental controlador e com maiores escore de exigênciaquanto a alimentação foi associado à presença de dificuldade alimentar, mesmocontrolado para idade.

Práticas parentais e perfis de demanda e resposta devem seravaliados durante o acompanhamento da queixa alimentar, para subsidiarorientações assertivas e eficazes.

 

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-05

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Machado, Rachel Helena Vieira ; Maximino, Priscila ; Ricci, Raquel ; Ramos, Cláudia de Cássia ; Carvalho, Maria Júlia Russo de ; Fisberg, Mauro ; "MÃES DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE ALIMENTAR SAO MAIS CONTROLADORAS E EXIGENTES: ESTUDO CASO- CONTROLE.", p. 9-10 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-05

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações