Julho 2016 vol. 2 num. 7 - 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Melanoma vulvovaginal com recidiva em vigência de tratamento clínico

FERRO, Julia ; LIMA, Laís Antunes de ; NABARROS, Luiza Alves ; RIZZARDO, Marinna Poletto ; DONATO, Luciane ; VILLAROEL, Rodrigo Ughini ;

Artigo:

Introdução: menos de 1% dos melanomas acometem a vulva, apesar disso 10% de todos os cânceres de vulva são melanomas. A clínica é ampla e o estadiamento varia do melanoma vulvar para o vaginal. O prognóstico é reservado quando comparado ao do melanoma cutâneo. Método: relata-se o caso de uma paciente de 64anos, branca e menopáusica há 11anos que procurou atendimento por sangramento vaginal. Refere intensa exposição solar durante 26anos. Ao exame especular viu-se pequena lesão vaginal que na biópsia evidenciou neoplasia de células redondas com imunohistoquímica comprovando melanoma. Realizou cirurgia excisional, tendo a patologia da peça evidenciado melanoma do tipo nodular, nível IV de Clark, Breslow 12mm, presença de ulceração, alto número de mitoses, margens livres e sem metástase linfonodal. Realizou tratamento com alfa-interferona e acompanhamento ambulatorial durante 6meses. Após esse período, teve episódios de sangramento vaginal, hematoquezia, diarreia, dor ao evacuar, astenia e emagrecimento. Ao exame, linfonodomegalia em região inguinal esquerda e exteriorização de lesão vegetante e friável no canal vaginal com invasão do reto por contiguidade. Tomografia mostrou recidiva vulvovaginal com infiltração da região retal distal, metástases pulmonares e linfonodomegalia para aórtica esquerda. A literatura demonstra que melanoma proveniente do trato urogenital feminino ocorre 95% das vezes na vulva e 3% na vagina. Podem ocorrer prurido, sangramento vaginal, leucorreia, dispareunia e presença de massa. O estadiamento do melanoma vulvar se faz pelo sistema TNM, sendo o tamanho avaliado pelo estadiamento de Clark e Breslow; já o dos vaginais ainda não tem sistema adequado, sendo avaliada a extensão do tumor. O tratamento inicial para o melanoma vulvovaginal é cirúrgico. Em tumores irressecáveis, considera-se a radioterapia combinada com quimioterapia e imunoterapia. A taxa de sobrevida em 5anos do melanoma vulvar é de 24 a 77%, já do melanoma vaginal é de 5 a 25%. Resultados: melanomas vulvovaginais são raros e ainda não têm estudos suficientes para estabelecer padrão adequado de diagnóstico, estadiamento e tratamento, oferecendo prognóstico reservado. Conclusão: pela raridade da doença e pela escassez de dados, reforça-se a necessidade da adesão das pacientes a estudos clínicos. Devido ao caráter agressivo da doença, é imprescindível que haja avanço nos tratamentos existentes, buscando melhorar a qualidade de vida das pacientes e o prognóstico da doença.

Artigo:

Palavras-chave: melanoma; vulvovaginal; recidiva; urogenital; sangramento.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/medpro-xiiicgcm-1457303545

Referências bibliográficas
Como citar:

FERRO, Julia; LIMA, Laís Antunes de; NABARROS, Luiza Alves; RIZZARDO, Marinna Poletto; DONATO, Luciane; VILLAROEL, Rodrigo Ughini; "Melanoma vulvovaginal com recidiva em vigência de tratamento clínico", p. 190-192 . In: In Anais do 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica [=Blucher Medical Proceedings, n.7, v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-xiiicgcm-1457303545

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações