Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: REPRESENTAÇÕES E RELACIONAMENTOS NA UNITI/UFMA

Farias, Bruno Serviliano Santos; Costa, Andréa Katiane Ferreira; Marques, Arthur; Rodrigues, Ana Luiza Lima; Noronha, Raquel Gomes; Guimarães, Márcio James Soares;

Artigo Completo:

Este trabalho faz parte do Projeto de pesquisa “Mediação do design no processo de aprendizagem na terceira idade” desenvolvido pelo NIDA – Núcleo de Pesquisa em Imagens, Design e Antropologia, do curso de Design, da UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Este segmento da pesquisa se ocupa em analisar o relacionamento e as relações dos alunos da Universidade da Terceira Idade da UFMA. Para tal, foi empregada a pesquisa etnográfica e as estratégias de coleta de dados: observações em aulas e entrevistas com os docentes. A conclusão da investigação aponta para três pilares que sustentam as relações e animam as representações na terceira idade: qualidade de vida, amizade e busca de informações. Tais questões possuem desdobramentos nas estratégias de ensino que o design pode se apropriar para desenvolver intervenções com o intuito de melhorar a qualidade do ensino na terceira idade.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Representações Sociais; Processo de Aprendizagem; Terceira Idade.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0308

Referências bibliográficas
  • [1] BANDURA, A. Social foundations of thought and action: a social cognitive approach. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1986.
  • [2] Bedell, J.R. & Lennox, S.S. Handbook for communication and problem-solving skills training: A cognitive-behavioral approach. New York: John Wiley & Sons. 1997.
  • [3] BLAIKIE, Andrew. Ageing and popular culture. Cambridge: Cambridge University Press. 1999.
  • [4] CARNEIRO, Rachel; FALCONE, Eliane. Um estudo das capacidades e deficiências em habilidades sociais na terceira idade. Psicologia em Estudo, Maringá, v.9, n.1, p. 119-126, 200
  • [5] COLL, Cesár; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesus. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artemed, 2004.
  • [6] CUBA, Conceição de Mara G. Braga. Guarnicê e cidadania na amizade dos idosos cariocas e ludovicenses. São Luis: Edufma, 2015.
  • [7] FRUTUOSO, D. A terceira idade na universidade. Rio de Janeiro: Ágora da Ilha. 1999.
  • [8] LASLETT, Peter. A fresh map of life: the emergence of the third age. Cambridge: Harvard University Press. 1991
  • [9] Matos, M.G. Comunicação e gestão de conflitos na escola. Lisboa: Edições FMH. 1997.
  • [10] Moscovici, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
  • [11] SILVA, Luna Rodrigues Freitas. Da velhice à terceira idade: o processo histórico das identidades ao processo de envelhecimento. In: História, Ciência e Saúde. Rio de Janeiro, V. 15, N. 1, p. 155-168, jan-mar. 2008
  • [12] SHIRAIWA, Juliana Couto Silva. O reconhecimento de pictogramas em interface gráfica digital pelo usuário idoso – o caso do Portal Pró-cidadão da PMF. (Dissertação) Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2008, Florianópolis.
  • [13] SKINNER, Burrhus Frederic; VAUGHAN, M. E. Viva bem a velhice: aprendendo a programar a sua vida. São Paulo: Summus, 1985.
Como citar:

Farias, Bruno Serviliano Santos; Costa, Andréa Katiane Ferreira; Marques, Arthur; Rodrigues, Ana Luiza Lima; Noronha, Raquel Gomes; Guimarães, Márcio James Soares; "MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: REPRESENTAÇÕES E RELACIONAMENTOS NA UNITI/UFMA", p. 3585-3595 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0308

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações