Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: REPRESENTAÇÕES E RELACIONAMENTOS NA UNITI/UFMA
MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: REPRESENTAÇÕES E RELACIONAMENTOS NA UNITI/UFMA
Costa, Andréa Katiane Ferreira; Noronha, Raquel Gomes; Marques, Arthur; Guimarães, Márcio James Soares; Rodrigues, Ana Luiza Lima; Farias, Bruno Serviliano Santos
Artigo Completo:
Este trabalho faz parte do Projeto de pesquisa “Mediação do design no processo de aprendizagem na terceira idade” desenvolvido pelo NIDA – Núcleo de Pesquisa em Imagens, Design e Antropologia, do curso de Design, da UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Este segmento da pesquisa se ocupa em analisar o relacionamento e as relações dos alunos da Universidade da Terceira Idade da UFMA. Para tal, foi empregada a pesquisa etnográfica e as estratégias de coleta de dados: observações em aulas e entrevistas com os docentes. A conclusão da investigação aponta para três pilares que sustentam as relações e animam as representações na terceira idade: qualidade de vida, amizade e busca de informações. Tais questões possuem desdobramentos nas estratégias de ensino que o design pode se apropriar para desenvolver intervenções com o intuito de melhorar a qualidade do ensino na terceira idade.
Este trabalho faz parte do Projeto de pesquisa “Mediação do design no processo de aprendizagem na terceira idade” desenvolvido pelo NIDA – Núcleo de Pesquisa em Imagens, Design e Antropologia, do curso de Design, da UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Este segmento da pesquisa se ocupa em analisar o relacionamento e as relações dos alunos da Universidade da Terceira Idade da UFMA. Para tal, foi empregada a pesquisa etnográfica e as estratégias de coleta de dados: observações em aulas e entrevistas com os docentes. A conclusão da investigação aponta para três pilares que sustentam as relações e animam as representações na terceira idade: qualidade de vida, amizade e busca de informações. Tais questões possuem desdobramentos nas estratégias de ensino que o design pode se apropriar para desenvolver intervenções com o intuito de melhorar a qualidade do ensino na terceira idade.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0308
Referências bibliográficas
- [1] BANDURA, A. Social foundations of thought and action: a social cognitive approach. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1986.
- [2] Bedell, J.R. & Lennox, S.S. Handbook for communication and problem-solving skills training: A cognitive-behavioral approach. New York: John Wiley & Sons. 1997.
- [3] BLAIKIE, Andrew. Ageing and popular culture. Cambridge: Cambridge University Press. 1999.
- [4] CARNEIRO, Rachel; FALCONE, Eliane. Um estudo das capacidades e deficiências em habilidades sociais na terceira idade. Psicologia em Estudo, Maringá, v.9, n.1, p. 119-126, 2004.
- [5] COLL, Cesár; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesus. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artemed, 2004.
- [6] CUBA, Conceição de Mara G. Braga. Guarnicê e cidadania na amizade dos idosos cariocas e ludovicenses. São Luis: Edufma, 2015.
- [7] FRUTUOSO, D. A terceira idade na universidade. Rio de Janeiro: Ágora da Ilha. 1999.
- [8] LASLETT, Peter. A fresh map of life: the emergence of the third age. Cambridge: Harvard University Press. 1991
- [9] Matos, M.G. Comunicação e gestão de conflitos na escola. Lisboa: Edições FMH. 1997.
- [10] Moscovici, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
- [11] SILVA, Luna Rodrigues Freitas. Da velhice à terceira idade: o processo histórico das identidades ao processo de envelhecimento. In: História, Ciência e Saúde. Rio de Janeiro, V. 15, N. 1, p. 155-168, jan-mar. 2008
- [12] SHIRAIWA, Juliana Couto Silva. O reconhecimento de pictogramas em interface gráfica digital pelo usuário idoso – o caso do Portal Pró-cidadão da PMF. (Dissertação) Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2008, Florianópolis.
- [13] SKINNER, Burrhus Frederic; VAUGHAN, M. E. Viva bem a velhice: aprendendo a programar a sua vida. São Paulo: Summus, 1985.
Como citar:
Costa, Andréa Katiane Ferreira; Noronha, Raquel Gomes; Arthur José Silva Marques; Márcio James Soares Guimarães; Ana Luiza Lima Rodrigues; Bruno Serviliano; "MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: REPRESENTAÇÕES E RELACIONAMENTOS NA UNITI/UFMA", p-3585-3595.
In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0308
últimos 30 dias
121
downloads
1
visualizações
6
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: REPRESENTAÇÕES E RELACIONAMENTOS NA UNITI/UFMA JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 9 SP - 3585 EP - 3595 PY - 2016 T2 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design AU - , , , , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0308 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/mediao-do-design-no-processo-de-aprendizagem-na-terceira-idade-representaes-e-relacionamentos-na-unitiufma-24544 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Costa20144,
title="MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: REPRESENTAÇÕES E RELACIONAMENTOS NA UNITI/UFMA",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="9",
pages="3585 - 3595",
year="2016",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0308",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/mediao-do-design-no-processo-de-aprendizagem-na-terceira-idade-representaes-e-relacionamentos-na-unitiufma-24544",
author="Andréa Katiane Ferreira Costa", "Raquel Gomes Noronha", "Arthur Marques", "Márcio James Soares Guimarães", "Ana Luiza Lima Rodrigues", "Bruno Serviliano Santos Farias",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Andréa Katiane Ferreira Costa, Raquel Gomes Noronha, Arthur Marques, Márcio James Soares Guimarães, Ana Luiza Lima Rodrigues, Bruno Serviliano Santos Farias, MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: REPRESENTAÇÕES E RELACIONAMENTOS NA UNITI/UFMA, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 3585-3595, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0308 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/mediao-do-design-no-processo-de-aprendizagem-na-terceira-idade-representaes-e-relacionamentos-na-unitiufma-24544) Palavras-chave:: ;