Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MÓDULO EDUCATIVO PARA ENSINO EM ENGENHARIA QUÍMICA: SISTEMA DE TANQUES EM SÉRIE E REATOR BIOQUÍMICO

SILVA, K. A.; MONTANO, I. D. C.; SUAREZ, C. A. G.;

Artigo Completo:

A utilização de programas de computador no ensino da engenharia química não só prepara melhor o estudante para as diferentes ferramentas que utilizarão no exercício da profissão, como também possibilita um entendimento mais profundo dos diferentes sistemas de uma indústria química. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo desenvolver um módulo educativo que permita aos estudantes simular um sistema de tanques em série em regime contínuo, um sistema de tanques em série em regime semi-contínuo, um reator de hidrólise enzimática e uma biorreator de crescimento microbiano.

Artigo Completo:

Palavras-chave: programas de computador,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-049

Referências bibliográficas
  • [1] LEITE, J. P.; Beltrão M.J.C.; CHEBAR, I. E.; RAMIREZ, N. I. B. Avaliação Preliminar do Impacto de Softwares de Simulação no Ensino das Engenharias Química e de Petróleo. Engevista, v. 16, p.28-40, 2014.
  • [2] ROSA, M. F.; MONTANO, I. D. C.; HORTA, A.C. L. Definição de um Modelo não Estruturado para Simulação de Cultivos em Batelada de E. coli Recombinante com Vários Substratos. In: JORNADA EM ENGENHARIA QUÍMICA, 19., 2014, Uberlândia.
  • [3] RUGGIERO, M. A. G.; LOPES, V. L. R. Cálculo Numérico: aspectos teóricos e computacionais. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
  • [4] SCHULTZ, G.; LAUER, J.; LOPES, J.M.; RANGEL, R.S.; SIMONELLI, G. Modelagem e Simulação dos Reatores Químicos BR e PFR no EMSI e GNU Octave. Enciclopédia Biosfera, v. 10, p.3736-3757, 201
Como citar:

SILVA, K. A.; MONTANO, I. D. C.; SUAREZ, C. A. G.; "MÓDULO EDUCATIVO PARA ENSINO EM ENGENHARIA QUÍMICA: SISTEMA DE TANQUES EM SÉRIE E REATOR BIOQUÍMICO", p. 289-294 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-049

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações