Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

Trabalhos selecionados para publicação apenas - Open Access.

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Módulo de gerenciamento de líquidos, aplicado em morotres elétricos, otimizado para desempenho térmico e de fluxo.

E-motor liquid management module optimized for thermal and flow performance

PERCEGUETTI, Renato ; ALMEIDA, Alexandre ; KOPPI, Peter ; GAENSWEIN, Matthias ;

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

Atualmente, os motores elétricos utilizados em veículos estão exigindo novas otimizações na montagem e redução de custo e a minimizar o tamanho e maximizar a eficiência da máquina elétrica. Este último está relacionado à lubrificação e a gestão térmica do sistema, ou seja, quanto mais eficiente é o arrefecimento e a lubrificação, mais eficiente um motor elétrico pode se tornar, o que dá a possibilidade de reduzir os custos e o tamanho do motor elétrico. Considerando isso, ao se ter os componentes de filtração do fluido lubrificante e de arrefecimento em um único módulo, pode-se ter maior eficiência de troca térmica, menor perda de pressão, reduzir a potência da bomba, componentes menores e um sistema mais otimizado até mesmo para montagem no motor elétrico. Desta forma, ao se comparar os componentes separados (filtro, bomba, carter e sistema de dutos) com o de um módulo integrado, esse trabalho visa verificar por se há vantagem comparativa entre ambos, com base em meio de revisão bibliográfica e simulações numéricas.

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Today the electric motor used in vehicles are demanding new optimization in assembly and in cost reduction to minimize the size and maximize the efficiency of electrical machine. This last is related to the lubrication and thermal management of the system, that is, the more efficient the cooling and lubrication, the more efficient an electric motor can become, which gives the possibility of reducing the costs and size of the electric motor. Considering this, by having the lubricating fluid filtration and cooling components in a single module, as a hypothesis, it is possible to have greater thermal exchange efficiency, less pressure loss, reduce pump power, smaller components, and a more optimized system overall for mounting on the electric motor. Thus, by comparing the performance of separate components (filter, pump, oil pan and pipe system) versus an integrated module, this work aims to verify, if the advantages expected by using the optimized module are confirmed, based on literature review and 3D numerical simulations

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP41

Referências bibliográficas
  • [1] Fluid flow theory; D.J.DUNN
  • [2] The Paris Agreement | UNFCCC; < https://unfccc.int/process-and-meetings/the-paris-agreement Picture from CDN Motor image - did-you-know-ev-motors-had-oil-filters-check-them-on-the-model-y.jpg (1920×1080)
Como citar:

PERCEGUETTI, Renato; ALMEIDA, Alexandre; KOPPI, Peter; GAENSWEIN, Matthias; "Módulo de gerenciamento de líquidos, aplicado em morotres elétricos, otimizado para desempenho térmico e de fluxo.", p. 193-198 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP41

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