Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Material didático para o ensino-aprendizagem contextualizado de representação digital com outros conhecimentos de design

Didactic material for teaching/learning of digital representation contextualized with other design knowledge.

Mazzarotto Filho, Marco André; Ulbricht, Vânia Ribas;

Artigo completo:

Um dos problemas identificados nos atuais processos de ensino-aprendizagem de softwares para representação digital é a pouca ou nenhuma ligação destes conhecimentos com os demais conceitos e práticas do design. Apesar de tanto professores como alunos julgarem na sua maioria que essa falta de contextualização é prejudicial, poucas iniciativas nesse sentido são tomadas. Um dos motivos que contribuiu para esse problema é justamente a falta de materiais didáticos que promovam um ensino aprendizagem integrado e contextualizado de ambos os conhecimentos. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é apresentar como um material didático contextualizado foi desenvolvido, quais eram seus conteúdos e características, e quais foram os resultados do seu texto em contextos reais de ensino-aprendizagem de softwares para representação digital.

Artigo completo:

One of the problems identified in the current teaching and learning processes of digital representation software is the little or no connection of this knowledge with other design concepts and practices. Although both teachers and students feel that this lack of contextualization is mostly detrimental, few initiatives in this direction are taken. One of the reasons that contributed to this problem is precisely the lack of teaching materials that promote an integrated and contextualized learning teaching of both knowledge. In this context, the aim of this article is to present how a contextualized didactic material was developed, what were its contents and characteristics, and what were the results of its text in real teaching-learning contexts of digital representation software.

Palavras-chave: ensino-aprendizagem contextualizado, interdisciplinaridade, representação digital,

Palavras-chave: contextualized teaching-learning, interdisciplinarity, digital representation,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0374

Referências bibliográficas
  • [1] Arnold, J. (2010). Putting CAD In: Its Place: A New Approach For Enhanced Virtual Product Design Teaching. IDSA 2010 White Paper.
  • [2] Chester, I. T(2007). eaching for CAD expertise. International Journal of Technology and Design Education, v.17, n.1, p.23-35.
  • [3] Kuang, Y. (2008). Problems and solutions on the teaching of computer-aided industrial design. 9th International Conference on Computer-Aided Industrial Design and Conceptual Design.
  • [4] Marshall, L. & Meachem, L. (2007). Direct or directed: orchestrating a more harmonious approach to teaching technology within an Art & Design Higher Education curriculum with special reference to visual communications courses. Learning, Media and Technology, v. 32, n.1, p. 41-52.
  • [5] Mazzarotto, M. A. (2018). Modelo para a promoção do ensino-aprendizagem contextualizado de representação digital em cursos de design. Tese. PPG Design, UFPR.
  • [6] Northcut, K. & Brumberger, E. (2010). Resisting the Lure of Technology-Driven Design: Pedagogical Approaches to Visual Communication. Journal of Technical Writing and Communication, v.40 n.4,p.459-471.
  • [7] Pinto, A. C. (1996). Aprender a aprender o quê? Conteúdos e estratégias. Psicologia, Educação e Cultura, v. 2, n.1, p. 37-53.
  • [8] Silva, N. & Lima, E. (2007). Computer-aided Building Design Education : Simulating the Design Process in a Project-Based Learning Curriculum. Innovations in E-learning, Instruction Technology, Assessment, and Engineering Education.
  • [9] Zhang, F.; Yang, C. & Zhu, Y. (2008). A Study of CAID Teaching. 9th International Conference on Computer-Aided Industrial Design and Conceptual Design.
  • [10] Zhu, Y. & Zhang, Z. (2010). Reseach on CAID Teaching Based on Design Process. 2010 IEEE 11th International Conference on Computer- Aided Industrial Design & Conceptual Design (CAIDCD).
  • [11] Uysal, V. Ş. & Topaloğlu, F. (2016). Bridging the Gap: A Manual Primer into Design Computing in the Context of Basic Design Education. International Journal of Art and Design Education, v.36, n.1.
Como citar:

Mazzarotto Filho, Marco André; Ulbricht, Vânia Ribas; "Material didático para o ensino-aprendizagem contextualizado de representação digital com outros conhecimentos de design", p. 1131-1144 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0374

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações