Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Material didático para Educação Infantil: uma proposta em ação sob o olhar do Design

Teaching materials for early childhood education: a proposal in action from the perspective of Design

Couto, Rita Maria; Ribeiro, Flavia Nizia; Portas, Roberta; Neves, Maria Apparecida Mamede;

Artigo Completo:

O presente artigo apresenta a proposta de um sistema de objetos que dão suporte ao currículo, elaborado, para ser utilizado como guia e material de apoio por educadores de Jardins de Infância de São Tomé e Príncipe. Este material, é um dos produtos resultantes do projeto desenvolvido pelo LIDE que tem como base a metodologia do Design em Parceria para a elaboração de conteúdo curricular para a Educação Infantil. Este trabalho foi pautado em um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação, ilustra as diversas formas com que a atividade do Design pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, potencializando a construção de conhecimento por meio da configuração de artefatos, ambientes e sistemas educacionais. O projeto está sendo desenvolvido por pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar de Design Educação da PUC-Rio, Brasil, com o Ministério de Educação, Cultura e Ciência e o UNICEF da República de São Tomé e Príncipe, África, e apresenta outras diferentes frentes de atuação que não serão o foco deste texto, tais como, a elaboração de conteúdo curricular concernente à Educação Infantil, o oferecimento de curso de reciclagem para educadores e auxiliares, o projeto de materiais didáticos e a ressignificação de espaços físicos de Jardins de Infância.

Artigo Completo:

This article presents a proposal for a system of objects that support the curriculum, designed to be used as a guide and support material for Kindergartens educators of São Tomé and Príncipe. This material is one of the products resulting from the project developed by LIDE which is based on the Design in Partnership''s methodology for the development of curriculum content for early childhood education. This work was guided by an interdisciplinary dialogue between Design and Education and llustrates the various ways in which the activity of Design can participate in the teaching-learning processes, strengthening the construction of knowledge through configuration artifacts, environments and education systems. The project is being developed by researchers at the Design Education Interdisciplinary Lab (LIDE) from PUC-Rio, Brazil, the Ministry of Education, Culture and Science and the UNICEF from the Republic of São Tomé and Príncipe, Africa, and has other different fronts of action that will not be the focus of this text, such as the development of curriculum content concerning the Kindergarten, the recycling course offering for educators and assistants, the teaching materials design and the redefinition of physical spaces of Kindergartens.

Palavras-chave: educação infantil, materiais didáticos, Design em Parceria, Design Educação, childhood education,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_120

Referências bibliográficas
  • [1] COUTO, R. e RIBEIRO, F.N. 200 Design em Parceria no ensino de projeto. mimeo
  • [2] KRAMER, S., LEITE, M. I., GUIMARÃES, D., NUNES, M. F. 1999. Infância e educação infantil. Campinas: Papirus.
  • [3] LEI DE BASES DA EDUCAÇÃO (proposta de…). 200 61p. Andlt;http://www.min-edu.pt.ftp/docs_stats/lbases_final.pdfAndgt; 25/7/2014.
  • [4] LEWIN, K. 1965. Teoria de campo em ciência social, São Paulo: Pioneira.
  • [5] MAMEDE-NEVES, M. A. 2013. Problem Solving and Critical Thinking in a technological world. In: MÉNDEZ-VILAZ (Edit) Education in a technological world: communicating current and emerging research and technological efforts, Badajos, Espanha: A. Méndez-Vilas Editor.
  • [6] MAMEDE-NEVES, M. A. 2012. Values or technological efficiency: what is essencial in a pedagogical project? In: BOUFOY-BASTICK, B. The International handbook os cultures of teacher education: comparative international issues in curriculum and pedagogy Estrasburg: Analytrics.
Como citar:

Couto, Rita Maria; Ribeiro, Flavia Nizia; Portas, Roberta; Neves, Maria Apparecida Mamede; "Material didático para Educação Infantil: uma proposta em ação sob o olhar do Design", p. 317-331 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_120

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações