Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

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Material Didático Digital para o Ensino de Iluminação Artificial na Fotografia

Digital Didatic Material for the Teaching of Artificial Lighting in Photography

Schirigatti, Elisangela Lobo ;

Artigo Completo:

Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de um material didático digital para o Laboratório de Narrativas Visuais do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto de design teve a finalidade de melhorar e unificar o ensino e o aprendizado na área fotográfica, abordando o tema de iluminação artificial. A metodologia ADDIE foi utilizada a fim de guiar as análises e os pontos a serem observados e registrados no presente material. O projeto foi dividido em cinco etapas: análise, geração de alternativas, desenvolvimento, implementação e avaliação. Primeiro, foi realizada a identificação de todos os equipamentos de iluminação disponíveis no laboratório por meio da captação de imagens. Em seguida, cada material foi conceituado com suas respectivas especificações técnicas e descrito para quais fins podem ser utilizados. Além disso, nessa fase de análise fez-se necessário um estudo aprofundado sobre as técnicas de iluminação na fotografia e as funções da câmera que influenciam na iluminação. Essa fundamentação teórica foi importante para que o material fosse composto por conteúdos apropriados. Ademais, foram realizadas observações e registros durante as aulas de fotografia para que fosse possível compreender as dificuldades e as carências por parte dos alunos e, assim, desenvolver um material mais eficiente e atrativo. A partir das observações feitas na fase de análise, foi possível chegar ao conceito do projeto: criar um material didático digital no estilo do design escandinavo seguindo regras de diagramação para compor os layouts. O design escandinavo tem como características o minimalismo, formas retas, cores neutras, simplicidade e elegância. Com isso definido, iniciou-se a fase criativa, com a geração de alternativas, que ocorreu por meio de desenhos feitos à mão. Em seguida, foram escolhidas as alternativas mais viáveis, ou seja, aquelas que poderiam proporcionar maior receptividade por parte do usuário. Com essas informações, foi possível passar para a parte prática, a execução do projeto propriamente dito. Para a realização do projeto, foram utilizados softwares como o CorelDraw , Illustrator e Photoshop . Após a finalização, ocorreu a implementação e, em seguida, a avaliação do material pelos alunos e professores. Por fim, as alterações sugeridas foram realizadas, como a mudança da regra de diagramação (os grids modulares e em coluna foram substituídos pela regra da proporção áurea), o tamanho da fonte que compunha o texto (de 19 pontos para 12), a inclusão de mais informações, o modo de apresentação do material (versão final com capa dura), entre outras modificações. O conteúdo do material didático criado compreendeu diversos assuntos: breve explicação das técnicas de iluminação fotográfica, tais como: luz frontal, lateral, dura, suave, high key, low key e contraluz, descrição de cada equipamento fotográfico e dos acessórios de iluminação disponíveis no laboratório, e de como estes podem ser utilizados para compor as técnicas de iluminação. A princípio, o material foi elaborado para o meio digital, pela facilidade de acesso, porém, uma versão foi impressa e está disponível no laboratório para consultas rápidas. Em suma, o resultado deste projeto foi um material didático bastante prático, direto, de fácil compreensão e com a simplicidade e elegância do design escandinavo.

Artigo Completo:

This work aims to describe the process of developing a digital didactic material for the Visual Narratives Laboratory of the Academic Department of Industrial Design of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR). The design project had the purpose of improving and unifying the teaching and learning in the photographic area, addressing the subject of artificial lighting. The ADDIE methodology was used to guide the analyzes and points to be observed and recorded in the present material. The project was divided into five stages: analysis, generation of alternatives, development, implementation and evaluation. First, the identification of all lighting equipment available in the laboratory was performed through the capture of images. Next, each material was conceptualized with its respective technical specifications and described for which purposes can be used. In addition, an in-depth study of lighting techniques in photography and the camera's functions influencing illumination were required during this phase of analysis. This theoretical foundation was important so that the material was composed of appropriate contents. In addition, observations and records were made during the photography classes so that it was possible to understand the difficulties and the needs on the part of the students and, thus, to develop a more efficient and attractive material. From the observations made in the analysis phase, it was possible to arrive at the concept of the project: to create a digital didactic material in the style of the Scandinavian design following diagramming rules to compose the layouts. The Scandinavian design has features like minimalism, straight shapes, neutral colors, simplicity and elegance. With this defined, the creative phase began, with the generation of alternatives, which occurred through handmade drawings. Next, the most viable alternatives were chosen, that is, those that could provide greater receptivity on the part of the user. With this information, it was possible to move to the practical part, the execution of the project itself. For the realization of the project, were used softwares like CorelDraw, Illustrator and Photoshop. After completion, the implementation and then evaluation of the material by students and teachers occurred. Finally, the suggested changes were made, such as the change in the diagramming rule (modular and column grids were replaced by the golden proportion rule), the font size that composed the text (from 19 points to 12), inclusion Of more information, the way of presentation of the material (final version with hard cover), among other modifications. The content of the teaching materials created included a brief explanation of photo lighting techniques such as: front, side, hard, soft, high key, low key and backlight, description of each photographic equipment and lighting accessories available in the Laboratory, and how these can be used to compose lighting techniques. At first, the material was prepared for the digital medium for ease of access, however, a version was printed and is available in the lab for quick reference. In short, the result of this project was a very practical, straightforward, easy-to-understand teaching material with the simplicity and elegance of Scandinavian design.

Palavras-chave: Design escandinavo; Metodologia ADDIE; Fotografia de estúdio; Equipamento fotográfico,

Palavras-chave: Scandinavian design; ADDIE Methodology; Studio photography; Photographic equipment,

DOI: 10.5151/cid2017-46

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Como citar:

Schirigatti, Elisangela Lobo; "Material Didático Digital para o Ensino de Iluminação Artificial na Fotografia", p. 524-538 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-46

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