Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MATERIAIS GEMOLÓGICOS COMO REFERÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES SUPERFÍCIES

Pereira, Camila Zappe ; Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer ;

Artigo Completo:

A presente pesquisa teve o propósito de desenvolver conjuntos de estampas têxteis a partir dos materiais gemológicos como referência criativa. Este estudo acadêmico manteve ênfase teórica em Design de Superfície e investigou questões que permeiam Gemologia, um termo utilizado internacionalmente para designar a ciência responsável por identificar, classificar e avaliar gemas – comumente denominadas pedras preciosas. Parte da finalidade desta investigação destacou as recorrentes aplicações existentes destes materiais, analisando particularmente a incorporação das gemas como temática de criação. A parcela prática da pesquisa foi desenvolvida a partir de registros fotográficos dos materiais gemológicos encontrados no Estado do Rio Grande do Sul. Todas as estampas foram desenvolvidas com imagens autorais das gemas, o que mantém a singularidade da pesquisa e garante exclusividade aos resultados finais. No transcorrer deste estudo objetivou-se, sobretudo explorar as potencialidades visuais dos materiais gemológicos, as composições resultantes deste processo foram testadas sobre diversas superfícies e inseridas no segmento têxtil do design de superfícies por meio de uma coleção feminina voltada à moda praia.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design de Superfície; Estamparia; Materiais Gemológicos.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0433

Referências bibliográficas
  • [1] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEMAS E METAIS PRECIOSOS (IBGM). Manual Técnico de Gemas. 4 ed. rev. e atual. Brasília, 2009.
  • [2] RUBIM, Renata. Desenhando a superfície. São Paulo: Ed. Rosari, 2010.
  • [3] SCHUMANN, Walter. Gemas no Mundo. 9 ed. São Paulo: Disal, 2006.
  • [4] WOODWARD, C. Guia das Pedras Preciosas. 2 ed. Lisboa: Presença, 2001
Como citar:

Pereira, Camila Zappe; Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer; "MATERIAIS GEMOLÓGICOS COMO REFERÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES SUPERFÍCIES", p. 5058-5070 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0433

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações