Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE

Farias, Bruno Serviliano Santos; Costa, Andréa Katiane Ferreira; Marques, Arthur; Rodrigues, Ana Luiza Lima; Noronha, Raquel Gomes; Guimarães, Márcio James Soares;

Artigo Completo:

Este trabalho faz parte do Projeto de pesquisa “Mediação do design no processo de aprendizagem na terceira idade” desenvolvido pelo NIDA – Núcleo de Pesquisa em Imagens, Design e Antropologia, do curso de Design, da UFMA. Este segmento da pesquisa se ocupa em analisar os artefatos didáticos adotados pela Universidade da Terceira Idade da UFMA. Para tal, foi empregada a pesquisa etnográfica através das observações em salas de aulas, entrevistas com os docentes, bem como análise gráfico-morfológica dos artefatos didáticos. A conclusão da pesquisa aponta à influência do processo de envelhecimento e do contexto social no processo de aprendizagem como problemas de visão e baixa escolaridade. Sinaliza, ainda, a importância dos elementos gráficos como tipografia, contraste e elementos pictóricos no planejamento dos artefatos didáticos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design gráfico. Processo de Aprendizagem. Terceira Idade,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0223

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
  • [2] BANDEIRA, Denise. Material didático. Curitiba: IESDE, 2009.
  • [3] BAYER, Hebert. Rumo a uma tipologia universal. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 62-64.
  • [4] DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • [5] GOLDEN, William. O tipo é para ser lido. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 123-128.
  • [6] GOMBRICH, E.H. O sentido da ordem: um estudo sobre a psicologia da arte decorativa. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  • [7] FARIAS, Priscila Lena. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. 4. ed. Teresópolis: 2AB, 2013.
  • [8] FILATRO, Andréa. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2007.
  • [9] FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • [10] HORN, Robert E. Visual Language: global communication for the 21st century. Portland: Xplane, 1998.
  • [11] LUBALIN, Herb. O que há de novo na tipografia norte-americana. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 129-131.
  • [12] LUPTON, Ellen. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
  • [13] MCMURTRIE. Douglas C. A filosofia modernista na tipografia. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 41-45.
  • [14] MEÜRER, Mary Vonni; GONÇALVES, Berenice Santos; CORREIO, Vilson João Batista. Tipografia e baixa visão: uma discussão sobre a legibilidade. In: Projética. Londrina, V.5 n.2, p. 33 - 46, dezembro. 20
  • [15] MORRIS, Willian. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 1-5.
  • [16] PORTUAL, Cristina; COUTO, Rita de Maria Souza; GISBERT, Juan Carlos Araño. A linha de pesquisa design em situações de ensino-aprendizagem. In: Design em situação de ensino-aprendizagem: 20 anos de pesquisa no laboratório interdisciplinar de design/educação. Rio de Janeiro: Rio Book´s, 2014.
  • [17] SHIRAIWA, Juliana Couto Silva. O reconhecimento de pictogramas em interface gráfica digital pelo usuário idoso: o caso do Portal Pró-cidadão da PMF. (Dissertação) Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2008, Florianópolis.
  • [18] SKINNER, Burrhus Frederic; Vaughan, M. E. Viva bem a velhice: aprendendo a programar a sua vida. São Paulo: Summus, 1985.
  • [19] SADOSKI, Mark. Theoretical, empirical and practical considerations in designing informational text. Texas, 1999.
  • [20] TSCHILCHOLD, Jan. Vida nova na tipologia. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 46-50.
Como citar:

Farias, Bruno Serviliano Santos; Costa, Andréa Katiane Ferreira; Marques, Arthur; Rodrigues, Ana Luiza Lima; Noronha, Raquel Gomes; Guimarães, Márcio James Soares; "MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE", p. 2606-2618 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0223

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações