Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE
Costa, Andréa Katiane Ferreira; Noronha, Raquel Gomes; Farias, Bruno Serviliano Santos; Marques, Arthur; Guimarães, Márcio James Soares; Rodrigues, Ana Luiza Lima
Artigo Completo:
Este trabalho faz parte do Projeto de pesquisa “Mediação do design no processo de aprendizagem na terceira idade” desenvolvido pelo NIDA – Núcleo de Pesquisa em Imagens, Design e Antropologia, do curso de Design, da UFMA. Este segmento da pesquisa se ocupa em analisar os artefatos didáticos adotados pela Universidade da Terceira Idade da UFMA. Para tal, foi empregada a pesquisa etnográfica através das observações em salas de aulas, entrevistas com os docentes, bem como análise gráfico-morfológica dos artefatos didáticos. A conclusão da pesquisa aponta à influência do processo de envelhecimento e do contexto social no processo de aprendizagem como problemas de visão e baixa escolaridade. Sinaliza, ainda, a importância dos elementos gráficos como tipografia, contraste e elementos pictóricos no planejamento dos artefatos didáticos.
Este trabalho faz parte do Projeto de pesquisa “Mediação do design no processo de aprendizagem na terceira idade” desenvolvido pelo NIDA – Núcleo de Pesquisa em Imagens, Design e Antropologia, do curso de Design, da UFMA. Este segmento da pesquisa se ocupa em analisar os artefatos didáticos adotados pela Universidade da Terceira Idade da UFMA. Para tal, foi empregada a pesquisa etnográfica através das observações em salas de aulas, entrevistas com os docentes, bem como análise gráfico-morfológica dos artefatos didáticos. A conclusão da pesquisa aponta à influência do processo de envelhecimento e do contexto social no processo de aprendizagem como problemas de visão e baixa escolaridade. Sinaliza, ainda, a importância dos elementos gráficos como tipografia, contraste e elementos pictóricos no planejamento dos artefatos didáticos.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0223
Referências bibliográficas
- [1] ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
- [2] BANDEIRA, Denise. Material didático. Curitiba: IESDE, 2009.
- [3] BAYER, Hebert. Rumo a uma tipologia universal. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 62-64.
- [4] DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
- [5] GOLDEN, William. O tipo é para ser lido. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 123-128.
- [6] GOMBRICH, E.H. O sentido da ordem: um estudo sobre a psicologia da arte decorativa. Porto Alegre: Bookman, 2012.
- [7] FARIAS, Priscila Lena. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. 4. ed. Teresópolis: 2AB, 2013.
- [8] FILATRO, Andréa. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2007.
- [9] FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
- [10] HORN, Robert E. Visual Language: global communication for the 21st century. Portland: Xplane, 1998.
- [11] LUBALIN, Herb. O que há de novo na tipografia norte-americana. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 129-131.
- [12] LUPTON, Ellen. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
- [13] MCMURTRIE. Douglas C. A filosofia modernista na tipografia. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 41-45.
- [14] MEÜRER, Mary Vonni; GONÇALVES, Berenice Santos; CORREIO, Vilson João Batista. Tipografia e baixa visão: uma discussão sobre a legibilidade. In: Projética. Londrina, V.5 n.2, p. 33 - 46, dezembro. 2014.
- [15] MORRIS, Willian. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 1-5.
- [16] PORTUAL, Cristina; COUTO, Rita de Maria Souza; GISBERT, Juan Carlos Araño. A linha de pesquisa design em situações de ensino-aprendizagem. In: Design em situação de ensino-aprendizagem: 20 anos de pesquisa no laboratório interdisciplinar de design/educação. Rio de Janeiro: Rio Book´s, 2014.
- [17] SHIRAIWA, Juliana Couto Silva. O reconhecimento de pictogramas em interface gráfica digital pelo usuário idoso: o caso do Portal Pró-cidadão da PMF. (Dissertação) Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2008, Florianópolis.
- [18] SKINNER, Burrhus Frederic; Vaughan, M. E. Viva bem a velhice: aprendendo a programar a sua vida. São Paulo: Summus, 1985.
- [19] SADOSKI, Mark. Theoretical, empirical and practical considerations in designing informational text. Texas, 1999.
- [20] TSCHILCHOLD, Jan. Vida nova na tipologia. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 46-50.
Como citar:
Costa, Andréa Katiane Ferreira; Noronha, Raquel Gomes; Bruno Serviliano; Arthur José Silva Marques; Márcio James Soares Guimarães; Ana Luiza Lima Rodrigues; "MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE", p-2606-2618.
In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0223
últimos 30 dias
161
downloads
1
visualizações
5
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 9 SP - 2606 EP - 2618 PY - 2016 T2 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design AU - , , , , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0223 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/materiais-didticos-para-mediao-do-design-no-processo-de-aprendizagem-na-terceira-idade-24459 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Costa20144,
title="MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="9",
pages="2606 - 2618",
year="2016",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0223",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/materiais-didticos-para-mediao-do-design-no-processo-de-aprendizagem-na-terceira-idade-24459",
author="Andréa Katiane Ferreira Costa", "Raquel Gomes Noronha", "Bruno Serviliano Santos Farias", "Arthur Marques", "Márcio James Soares Guimarães", "Ana Luiza Lima Rodrigues",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Andréa Katiane Ferreira Costa, Raquel Gomes Noronha, Bruno Serviliano Santos Farias, Arthur Marques, Márcio James Soares Guimarães, Ana Luiza Lima Rodrigues, MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 2606-2618, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0223 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/materiais-didticos-para-mediao-do-design-no-processo-de-aprendizagem-na-terceira-idade-24459) Palavras-chave:: ;