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MASCARADAS E "DES(MAS)CARADAS": UM ESTUDO ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM MANIFESTAÇÕES CARNAVALESCAS EM PORTUGAL E NO BRASIL

Maskeds and "(Un)maskeds": A Study About Gender Representations in Carnival Manifestations in Portugal and Brazil

ANDRADE, Priscila; FORMIGA, Simone; GAMBA JUNIOR, Nilton;

Artigo:

Este trabalho apresenta um estudo acerca da recente participação feminina em duas manifestações culturais com ligações históricas entre si e com os mascarados iberoamericanos: Caretos de Podence (Portugal) e Bate-bolas no Rio de Janeiro (Brasil). Até pouco tempo atrás, essas manifestações pertenciam apenas ao mundo masculino, por isso, fez-se necessário refletir sobre aspectos da construção da aparência das “brincantes” e de suas performances. A análise deste artigo se dá a partir da perspectiva da área do Design e busca, a partir das indumentárias, investigar como elementos formais acabam por estabelecer a visualidade do gênero feminino. A pesquisa demonstra como as mulheres, ao participarem dos rituais dos Caretos utilizando os fatos (trajes/fantasias) masculinos, acabam por “esconder” o gênero feminino. Por outro lado, verifica que as Bate-boletes vestem roupas que valorizam a visibilidade de seus corpos e não utilizam máscaras. Assim acabam por inserir uma “nova categoria”, o gênero feminino que começa a ter visibilidade no mundo dos Bate‐bolas.

Artigo:

This  work  presents  a  study  about  the  recent  female  participation  in  two  cultural  manifestations  with historical connections between themselves and with the ibero-­‐americans maskeds: Caretos de Podence (Portugal) and Bate-­‐bolas in Rio de Janeiro (Brazil). Until recently, these manifestations belonged only to the masculine world, therefore, it was necessary to reflect on aspects of the con-­‐struction of the appearance of the people who “plays” carnival and their performances. The analy-­‐sis of this article is based on from the perspective of Design and seeks to investigate how formal elements end up establishing the visuality of the female gender, taking the clothings as the point of departure. The research demonstrates how women, by participating in the rituals of Caretos using the masculine facts, end up "hiding" the feminine gender. On the other hand, it verifies that the Bate-­‐boletes wear clothes that value the visibility of their bodies and do not use masks. In this way, they end up inserting a "new category", the feminine gender that begins to have visibility in the world of the Bate-­‐bolas.

Palavras-chave: gênero feminino, visibilidade, máscara, carnaval,

Palavras-chave: feminine gender, visibility, mask, carnival,

DOI: 10.5151/ped2018-4.2_ACO_41

Referências bibliográficas
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Como citar:

ANDRADE, Priscila; FORMIGA, Simone; GAMBA JUNIOR, Nilton; "MASCARADAS E "DES(MAS)CARADAS": UM ESTUDO ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM MANIFESTAÇÕES CARNAVALESCAS EM PORTUGAL E NO BRASIL", p. 3427-3441 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.2_ACO_41

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