Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MAPEAMENTO DO RUÍDO AMBIENTAL NO CAMPUS BURITIS I DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

Carvalho, Guilherme Oliveira Teixeira de ; Cunha, Isabella Costa Rodrigues da ; Ribeiro, Marcos Vinícius ;

Artigo Completo:

A presença da poluição sonora em ambientes urbanos é considerada um problema grave de saúde pública mundial, que tem contribuído para o aumento de várias doenças relacionadas à audição humana. Nas escolas, os alunos são os maiores influenciados pelo excesso deste poluente, prejudicando seu processo de aprendizagem ao longo do tempo. Este trabalho tem o objetivo principal avaliar os níveis de ruído do campus Buritis I, da faculdade Centro Universitário Newton Paiva, localizado na regional oeste da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais (MG). Para isso, foram escolhidos nove pontos de amostragem espalhados pelos principais setores deste campus. Com o auxílio do decibelímetro digital, foi feita a mensuração do ruído nos três turnos diferentes (manhã, tarde e noite) durante três dias da semana. Os resultados mostraram que o nível de pressão sonora é mais acentuado durante a noite, visto que há um aumento considerável no fluxo de veículos e pessoas. A elaboração do mapa acústico foi baseada na média de cada medição e constatou-se que as áreas da lanchonete e das duas portarias do prédio central foram as que apresentaram maiores níveis de ruído. Logo, estas áreas ultrapassaram o limite do período noturno estabelecidas pela legislação municipal 9505/08 de Belo Horizonte/MG ou chamada Lei do Silêncio. Por causa disso, é extremamente necessário implantar um plano de melhorias acústicas como educação no trânsito e de convivência entre as pessoas.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Avaliação de ruído, Mapa acústico, Ruído ambiental, Poluição sonora,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-182

Referências bibliográficas
  • [1] BELO HORIZONTE. Lei Municipal 9505 de 23 de janeiro de 2008. Dispõe sobre o controle de ruídos, sons e vibrações no Município de Belo Horizonte e dá outras providências.
  • [2] BISTAFA, Sylvio. Acústica aplicada ao controle do ruído. São Paulo: Blucher, 2º edição, 2011.
  • [3] CANTIERI, Eduardo et al. Elaboração de um mapa de ruído para a região central da cidade de Curitiba - PR. Produção Online, Florianópolis, 10(1), 71-96, 2010.
  • [4] CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA. Buritis (Belo Horizonte). Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2017.
  • [5] NAGEM, Míriam Pompeu. Mapeamento e análise do ruído ambiental: diretrizes e metodologia. Dissertação de Mestrado. Campinas/SP: UNICAMP, Faculdade de Engenharia Civil, 2004, 133p.
  • [6] PIMENTEL, Bianca Nunes, FEDOSSE, Elenir, RODRIGUES, Nathana da Graça Sartori, CRUZ, Karolline Sérgio, FILHA, Valdete Alves Valentins dos Santos. Percepção do ruído, saúde auditiva e qualidade de vida de professores de escolas
  • [7] públicas. Comunication Research, São Paulo, 21, 1740-1747, 2016.
Como citar:

Carvalho, Guilherme Oliveira Teixeira de; Cunha, Isabella Costa Rodrigues da; Ribeiro, Marcos Vinícius; "MAPEAMENTO DO RUÍDO AMBIENTAL NO CAMPUS BURITIS I DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA", p. 1816-1825 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-182

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações