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MAPA DE CLIENTE-SOLUÇÃO: UMA FERRAMENTA DE APOIO À SERVITIZAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA INCUBADORA CORPORATIVA DO SETOR DE ÓLEO E GÁS

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Souza Junior, Wesley ; Souza, Matheus Luiz Pontelo de ; Melo Filho, Leonel Del Rey de ; Bagno, Raoni ; Castro Junior, Cleudir José de ; , ;

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Um número crescente de empresas tem adotado abordagens como a servitização e o desenvolvimento interno de startups, usualmente realizado por meio de incubadoras corporativas, na busca por maior competitividade. Embora tenham propósito similar, o desenvolvimento de soluções inovadoras, a literatura carece de ferramentas que colaborem para a adoção dessas duas estratégias simultaneamente. Por meio de um projeto que articula princípios da pesquisa-ação com grounded theory aplicado em uma indústria do setor de óleo de gás, o estudo propõe uma ferramenta que combina conceitos importantes da servitização (e.g. entendimento de demandas mais amplas de clientes nos quais a base de produtos da empresa está instalada), bem como conceitos do desenvolvimento de startups (e.g. entendimento da jornada do cliente, seus ganhos e dores associadas) na condução do desenvolvimento de soluções inovadoras com melhores resultados para a empresa. As principais implicações dessa ferramenta são a facilitação da tomada de decisão em nível estratégico, tático e operacional, e uma melhor condução da rotina de trabalho de uma incubadora corporativa.

Article:

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Palavras-chave: Ferramentas de inovação; Startup; Incubadora corporativa; Servitização; Indústria do setor de óleo e gás,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-76

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Como citar:

Souza Junior, Wesley; Souza, Matheus Luiz Pontelo de; Melo Filho, Leonel Del Rey de; Bagno, Raoni; Castro Junior, Cleudir José de; , ; "MAPA DE CLIENTE-SOLUÇÃO: UMA FERRAMENTA DE APOIO À SERVITIZAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA INCUBADORA CORPORATIVA DO SETOR DE ÓLEO E GÁS", p. 1047-1062 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-76

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