Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Manual Tipográfico: recomendações para a produção dos materiais didáticos da UNITI

Typographic Manual: recommendations for the production of UNITI/UFMA didact materials

Marques, Arthur José Silva ; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque ; Furtado, Cassia Cordeiro ;

Full Paper:

"O presente artigo discorre sobre o projeto gráfico do Manual Tipográfico que apresenta recomendaçõespara a produção dos materiais didáticos da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI/UFMA. Omanual surgiu como desdobramento da pesquisa de mestrado que objetivou identificar característicasanatômicas tipográficas que facilitassem o reconhecimento das letras por discentes da terceira idade.Durante a pesquisa observou-se que não havia o cuidado com a produção destes artefatos de ensino, osmesmos apresentavam letras maiúsculas em textos longos, estilos manuscritos e caligráficos em corpo detextos, tipos em tamanhos diversos, como também desatenção ao contraste entre texto e fundo. Assim,foi realizado um levantamento de estudos em design gráfico que propuseram recomendações para aprodução de peças gráficas instrucionais destinadas a idosos ou pessoas com baixa visão. Auxiliados porestas pesquisas estruturou-se o manual para servir de suporte técnico em tipográfica e editoração aosprofissionais que confeccionam os materiais educacionais da UNITI/UFMA. No tocante, a proposta domanual busca a construção de materiais didáticos que dialoguem com as limitações visuais dos discentesda terceira idade e possibilite um processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz, uma vez que, aeducação tem ajudado a ressignificar o envelhecimento para este público."

Full Paper:

"This paper discusses the graphic design of the Typographic Manual that presents recommendations forthe production of didact materials from the Integrated University of the Third Age - UNITI / UFMA. Themanual emerged as an unfolding of the master's research that aimed to identify typographic anatomicalcharacteristics that would facilitate the recognition of letters by students of the third age. During theresearch it was observed that there was no care with the production of these teaching artifacts, they hadcapital letters in long texts, handwritten and calligraphic styles in body of texts, types in different sizes, aswell as inattention to the contrast between text and background. Thus, a survey of studies in graphicdesign was carried out that proposed recommendations for the production of instructional graphic piecesfor the elderly or people with low vision. Aided by these researches, the manual was structured to serve astechnical support in printing and publishing for the professionals who make UNITI / UFMA educationalmaterials. Regarding this, the proposal of the manual seeks the construction of didactic materials thatdialogue with the visual limitations of the elderly students and enable a more efficient and effectivelearning process, since education has helped to re-signify aging for this public."

Palavras-chave: design gráfico, tipografia, educação, materiais didáticos, terceira idade,

Palavras-chave: graphic design, typographic, education, didact materials, elderly,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-043-353111-CIDI-Educacao_a.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Brasil. (2003). Estatuto do idoso (Lei n. 10.741). Senado Federal, Brasília.
  • [2] CBO, Conselho Brasileiro de Oftalmologia. (2019). As condições de Saúde Ocular no Brasil. 1a
  • [3] edição. São Paulo.
  • [4] Coutinho, Solange Galvão; Lopes, Maria Teresa. (2011). Design para a educação: uma
  • [5] possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. In: O papel social do design
  • [6] gráfico: História, conceito e atuação profissional / Organizador Marcos da Costa Braga.
  • [7] Editora Senac, São Paulo.
  • [8] Elam, Kimberly. (2007). Typographic systems. Princeton Architectural Press. New York, USA.
  • [9] Farias, Bruno S. S., Guimarães, Márcio. J., Marques, Arthur J. S. (2018). Tipografia Inclusiva:
  • [10] proposta de análise de elementos tipográficos em materiais didáticos para a Terceira idade.
  • [11] Anais do Congresso Internacional de Design da Informação, 8, n.1 v.4, p. 462-474.
  • [12] https://doi.org/10.5151/cidi2017-044.
  • [13] Farias, Bruno S. S., Landim, Paula da C. (2020). Iconografia inclusiva para Terceira Idade –
  • [14] Pesquisa experimental com alunos das Universidades da Terceira Idade. Revista
  • [15] Infodesign. v. 17, n. 2, p. 66-80, São Paulo.
  • [16] Farias, Priscila Lena. (2013). Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. 4a edição.
  • [17] Editora 2AB, Rio de Janeiro, Brasil.
  • [18] Fisk, Arthur. D.; Czaja, Sara J.; Rogers, Wendy A.; Charness, Neil; Sharit, Joseph. (2009).
  • [19] Designing for older adults: principles and creative human factors approaches. 2nd ed. CRC
  • [20] Press. New York.
  • [21] Gadelha, M. J. N.; Soares, C. S.; Andrade, M. J. O.; Freire, R. C. de L.; Santos, N. A. dos.
  • [22] (2010). Envelhecimento visual humano: aspectos comportamentais e neurais. 62a Reunião
  • [23] Anual da SBPC, 25 a 30 de julho, UFRN, Natal.
  • [24] Gomes Filho, João. (2010). Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica.
  • [25] Editora: Escrituras, 2a edição revisada e ampliada, p. 255, São Paulo.
  • [26] IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Revista Retratos do IBGE. n.16,
  • [27] fevereiro.
  • [28] IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Censo Demográfico. Disponível
  • [29] em: www.ibge.gov.br.
  • [30] ILC-BR, Centro Internacional de Longevidade Brasil. (2018). Construindo o Futuro do
  • [31] Envelhecimento. In: VI Fórum Internacional da Longevidade. Rio de Janeiro.
  • [32] Kroemer, K. H. E., Grandjean, E. (2005). Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao
  • [33] homem. Tradução Lia Buarque de Macedo Guimarães. 5a edição. Brookman. Porto Alegre.
  • [34] Lupton, Ellen. (2013). Pensar com Tipos, Edição revisão e ampliada. Editora: Cosac Naify.
  • [35] São Paulo.
  • [36] Marques, Arthur J. S.; Campos, Lívia F. de A.; Furtado, Cassia C. (2020). Jogos Tipográficos: o
  • [37] reconhecimento da letra por discentes da terceira idade. Revista Educação Gráfica, v. 24,
  • [38] n. 3, p. 214-231, dezembro, Bauru, São Paulo.
  • [39] Marques, A. J., Campos, L. F., Furtado, C., Lima, T., Farias, B. (2019). Análise tipográfica de
  • [40] materiais didáticos usados para o ensino de discentes da terceira idade. Anais Congresso
  • [41] Internacional de Design da Informação, 9, p. 487-496. https://doi.org/10.5151/9cidi-congic-
  • [42] 2019.
  • [43] Medina, Camila; Spósito Caroline; Silva, Eduardo Jonnane da; Lopes, Natália Barreto
  • [44] Frederigue; Moret, Adriane Lima Mortari; Jacob, Regina Tangerino de Souza. (2018).
  • [45] Cartilha de direitos de pessoas idosas e/ou com deficiência: uma abordagem baseada em
  • [46] Design inclusivo e infografia. Anais do Congresso Internacional de Design da Informação, 8,
  • [47] n. 1, v.4. https://doi.org/10.5151/cidi2017-81.
  • [48] Meürer, Mary Vonni; Gonçalves, Berenice Santos; Correio, Vilson João Batista. (2014).
  • [49] Tipografia e Baixa Visão: uma discussão sobre a legibilidade. Revista Projética. v.5, n.2, p.
  • [50] 33-46, dezembro, Londrina, Paraná.
  • [51] Mota, Marcelo José da; Amendola, Mariangela Barbosa Fazano. (2018). Design, layout e
  • [52] sistemas tipográficos. Revista Projética. v.9, n.2 supl, p.107-124, Londrina.
  • [53] Nichols, Timothy A.; Rogers, Wendy A.; Fisk, Arthur D. (2006). Design for Aging. In:
  • [54] SALVENDY, Gavriel. Handbook of Human Factors and Ergonomics. Hoboken. Cap. 54, p.
  • [55] 1418-1445, janeiro, John Wiley & Sons.
  • [56] Niemeyer, Lucy. (2010). Tipografia: Uma Apresentação. 4a edição, 1a reimpressão Editora 2AB,
  • [57] Rio de Janeiro.
  • [58] Portugal, Cristina; Couto, Rita de Maria Souza; Gisbert, Juan Carlos Araño. (2014). A linha de
  • [59] pesquisa design em situações de ensino-aprendizagem. In: Design em situação de ensino-
  • [60] aprendizagem: 20 anos de pesquisa no laboratório interdisciplinar de design/educação. Rio
  • [61] Book ́s. Rio de Janeiro.
  • [62] Schieber, Frank. (2001). Human factors and aging: identifying and compsensating for age-
  • [63] related deficts in sensory and cognitive function. In: Charness, Neil; Schaie, K. Warner.
  • [64] Impact of Technology on Successful Aging, p.42-82. Pennsylvania State University.
  • [65] Shiraiwa, Juliana Couto Silva. (2008). O reconhecimento de pictogramas em interface gráfica
  • [66] digital pelo usuário idoso: o caso do Portal Pró-cidadão da PMF. [Dissertação de Mestrado].
  • [67] Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
  • [68] Vieira, R. M. da S. (2011). Um Estudo sore o Design de Livros para a Terceira Idade.
  • [69] [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre."
Como citar:

Marques, Arthur José Silva ; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque ; Furtado, Cassia Cordeiro ; "Manual Tipográfico: recomendações para a produção dos materiais didáticos da UNITI", p. 552-561 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-043-353111-CIDI-Educacao_a.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações