Artigo - Open Access.

Idioma principal

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL: DESUSOS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS.

Filho, Marco André Mazzarotto ;

Artigo:

O presente trabalho tem como objetvo identfcar e analisar os elementos que atualmente compõe manuais de identdade visual desenvolvidos para empresas privadas e demais organizações. Com esta análise pretende-se avaliar quais aspectos ainda são relevantes, quais precisam ser repensados e quais seriam as novas necessidades e desafos a serem contemplados. Para isso, utliza-se como método a revisão de literatura em duas obras dessa temátca aliada a análise de vinte manuais de identdade visual, sendo dez de insttuições brasileiras e dez internacionais. Os resultados demonstram que são poucos os itens em desuso, mas que existem relevantes novas tendências e desafos a serem contemplados.

Artigo:

This study aims to analyze the elements that are currently used in brandbooks. This analysis aims to assess which aspects are stll relevant, which need to be rethought and what are the new needs and challenges to be addressed. Bibliographic research in two reference books of the the feld was applied, followed by the analysis of 20 real brandbooks found over the internet. The results show that there are few unused items, but there are important new trends and challenges to be addressed.

Palavras-chave: Identdade visual, Manual da marca, Novas tendências., Visual Identdy, Brandbook, news trends.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01091

Referências bibliográficas
  • [1] DUBOST, Karl. How to Add a Favicon to your Site. W3C, 2005. Disponível na internet por http em: Andlt;www.w3.org/2005/10/howto-faviconAndgt;. Acesso em 12 mai. 2014.
  • [2] MUNHOZ, Daniella Michelena. Manual de identidade visual: Guia para construção de manuais. Rio de Janeiro: 2AB. 2009.
  • [3] PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2009. 4º Edição.
  • [4] SEBRAE-SP. ABC do Design. São Paulo, 200
  • [5] Carrefour: http://issuu.com/logobr/docs/carrefour_brand_book Dove: http://pt.slideshare.net/BetoLima/dove-brandbook-14349051
  • [6] Edinburgh: http://www.edinburghbrand.com/PDF/Brand%20Guidelines.pdf
  • [7] IPC: http://www.paralympic.org/sites/default/fles/document/130201151815660_ipc_13_brandbook_130201_s.pdf Jamie Oliver: http://issuu.com/bellfrog/docs/jamie-oliver-frv-brand-guidelines
  • [8] Nike Football: (http://issuu.com/logobr/docs/brandbook_nikefootball) / Renault: http://www.gsbil.se/foretaget/graphic_guidelines_english_id2405.pdf Skype: http://issuu.com/bondo/docs/skype_brand_book_-_look
  • [9] University of Nothern Colorado: http://www.unco.edu/universityrelatons/pdf/unc_gid_style_guide_v3_11.pdf Wallmart: http://www.walmartempowerswomen.org/wp-content/uploads/2011/04/walmart_brand_guidelines.pdf Copobras: www.grupocopobras.com.br/pdfs/BrandBook_Copobras_V6.pdf
  • [10] Cruzeiro: www.cruzeiro.com.br/imagem/manual_de_marca_cruzeiro.pdf
  • [11] Escoteiros do brasil: www.escoteiros.org.br/arquivos/marca/manual_de_identdade_visual.pdf
  • [12] FIAT: www.logotypes101.com/guidelines/Fiat
  • [13] in_portuguese_.pdf
  • [14] Governo Brasileiro: http://www.secom.gov.br/orientacoes-gerais/publicidade/manual-do-uso-da-marca-do-governo-federal Inmetro: www.inmetro.gov.br/imprensa/pdf/manual_novamarcainmetro.pdf
  • [15] PUC-RS: www3.pucrs.br/pucrs/manuais/identdade_visual.pdf
  • [16] Rio+20 : http://www.rio20.gov.br/documentos/logomarca-e-diretrizes-de-uso/manual-do-selo-da-rio-20/at_download/manual-do- selo-da-rio-20.pdf
  • [17] SAMU: http://sna.saude.gov.br/download/Manual%20de%20Implantacao%20do%20SAMU.pdf
Como citar:

Filho, Marco André Mazzarotto; "MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL: DESUSOS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS.", p. 1246-1255 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01091

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações