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Manifestações do conceito de “vazio” no design: desafios para a análise observacional de projetos clássicos de design

Manifestations of the concept of “emptiness” in design: challenges for observational analysis of classic design projects

BELLESA, Laura Ueta ; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do ;

Artigo:

No pensamento oriental, o vazio é tão importante quanto o cheio, uma vez que a não-forma delimita a forma. Partindo de um ensinamento taoísta, o designer suíço Emil Ruder (1996) enaltece o equilíbrio entre forma e contra-forma na tipografia. O conteúdo, quando mínimo, ativa os espaços em branco, criando um meio para reverberar e se tornar perceptível, semelhante ao efeito proporcionado pelas pinturas asiáticas em nanquim (KATO, 2012). No Japão, o vazio que se manifesta no design visual e de produto funciona como um intervalo espaço-tempo disponível “ma” (OKANO, 2012) capaz de adequar um conteúdo informacional ou tecnológico às necessidades dos usuários. O objetivo desta pesquisa de mestrado consiste em discernir possível associação entre manifestações do conceito de “vazio” na cultura japonesa e ocorrências de “vazio” tanto em projetos de design visual do Estilo Tipográfico Internacional, desenvolvidos na Suíça, na década de 1950, quanto em projetos de design de produto do chamado “estilo Braun”, concebidos, a partir da década de 1950, pela equipe de Dieter Rams. O método de pesquisa divide-se em cinco etapas. As três primeiras correspondem ao levantamento de dados sobre manifestações do conceito de “vazio” na cultura japonesa, no Estilo Tipográfico Internacional e no chamado “estilo Braun”. As técnicas de coleta incluem revisão da bibliografia, buscas na internet e análises observacionais de projetos notáveis de design. As duas últimas etapas correspondem ao tratamento de dados da pesquisa, cotejando os resultados da primeira com os da segunda e da terceira etapa. Atualmente, a pesquisadora encontra-se coletando dados da segunda e da terceira etapa. Os desafios encontram-se, sobretudo, na análise observacional de projetos clássicos de design: no design visual, os próprios manuais tipográficos consultados tornaram-se objetos de estudo; já no design de produto, as fontes limitaram-se a fotografias disponíveis na internet.

Artigo:

In Eastern thought, emptiness is as important as full, since non-form delimits form. Based on Taoist lesson, Swiss designer Emil Ruder (1996) praises the balance between form and counterform in typography. The content, when minimal, activates the white spaces, creating a medium to reverberate and become perceptible, similar to the effect provided by Asian ink paintings (KATO, 2012). In Japan, the emptiness that manifests itself in visual and product design works as an available space-time interval “ma” (OKANO, 2012) capable of adapting an informational or technological content to the users' needs. The objective of this master’s research is to discern a possible association between manifestations of the concept of “emptiness” in Japanese culture and occurrences of “emptiness” both in visual design projects of the International Typographic Style, developed in Switzerland, in the 1950s, and in product design projects of the so-called “Braun style”, conceived, from the 1950s, by the team of Dieter Rams. The research method is divided into five stages. The first three correspond to the data collection about manifestations of the concept of “emptiness” in Japanese culture, in the International Typographic Style and in the so-called “Braun style”. Collection techniques include reviewing the bibliography, searching the internet, and observational analysis of notable design projects. The last two stages correspond to the treatment of research data, comparing the results of the first with those of the second and third stages. Currently, the researcher is collecting data from the second and third stages. The challenges identified are found, above all, in the observational analysis of classic design projects: in visual design, the consulted typographic manuals themselves became objects of study; in product design, the sources were limited to photographs available on the internet.

Palavras-chave: Estética, Design, Estética do design, Linguagem do design, Vazio no design.,

Palavras-chave: Aesthetics, Design, Design aesthetics, Design language, Emptiness in design.,

DOI: 10.5151/5spdesign-33

Referências bibliográficas
  • [1] KATO, S. 2012. Tempo e espaço na cultura japonesa. Tradução de Neide Nagae e Fernando Chamas. São Paulo: Estação Liberdade.
  • [2] OKANO, M. 201 Ma: entre espaço da arte e comunicação no Japão. São Paulo: Annablume.
  • [3] RUDER, E. 1996. Typography. 6ª ed. Sulgen (Suíça): Niggli.
Como citar:

BELLESA, Laura Ueta; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do; "Manifestações do conceito de “vazio” no design: desafios para a análise observacional de projetos clássicos de design", p. 63-64 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-33

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