Junho 2019 vol. 2 num. 1 - Encontro Anual da Biofísica 2019

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

LIXEIRA INFORMATIVA: A RELAÇÃO DO DADO COM A PRÁXIS AMBIENTAL

LIXEIRA INFORMATIVA: A RELAÇÃO DO DADO COM A PRÁXIS AMBIENTAL

Albino, Josefa Guedes de Lima ; Bragas, Garuda das ; Costa, Valéria Sandra de Oliveira ; Galvincio, Josicleda Dominciano ; Santana, Otacilio Antunes ;

Artigo completo:

A produção de resíduos urbanos vem a cada ano batendo recordes sem uma expectativa para a redução de seu acúmulo. No mundo, a produção de lixo urbano (doméstico + comércio + repartições públicas, que vão para lixeira) por indivíduo por dia chegou em 2010, a 0,891 kg ind-1 dia-1, e em 2018, a 1,127 kg ind-1 dia-1 (THE WORD BANK, 2019). No Brasil, esses comportamento é semelhante: 0,714 kg ind-1 dia-1, em 2010, e 1,218 kg ind-1 dia-1, em 2018 (IBGE, 2019). Pode-se com isso estimar que na Região Metropolitana do Recife, com 4.054.866 habitantes, a produção de lixo urbana estaria em torno de 5,5 milhões de tonelada de lixo urbano por dia, o que se faz concordar que essa geração é a geração da produção de lixo “Waste Generation (Era)” (HOORNWEG; BHADA-TATA; KENNEDY, 2013).

Artigo completo:

A produção de resíduos urbanos vem a cada ano batendo recordes sem uma expectativa para a redução de seu acúmulo. No mundo, a produção de lixo urbano (doméstico + comércio + repartições públicas, que vão para lixeira) por indivíduo por dia chegou em 2010, a 0,891 kg ind-1 dia-1, e em 2018, a 1,127 kg ind-1 dia-1 (THE WORD BANK, 2019). No Brasil, esses comportamento é semelhante: 0,714 kg ind-1 dia-1, em 2010, e 1,218 kg ind-1 dia-1, em 2018 (IBGE, 2019). Pode-se com isso estimar que na Região Metropolitana do Recife, com 4.054.866 habitantes, a produção de lixo urbana estaria em torno de 5,5 milhões de tonelada de lixo urbano por dia, o que se faz concordar que essa geração é a geração da produção de lixo “Waste Generation (Era)” (HOORNWEG; BHADA-TATA; KENNEDY, 2013).

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/biofisica2019-24

Referências bibliográficas
  • [1] ADAMS, M. A.; BRUENING, M.; OHRI-VACHASPATI, P.; HURLEY, J. C. Location of School Lunch Salad Bars and Fruit and Vegetable Consumption in Middle Schools: A Cross-Sectional Plate Waste Study. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 116, n. 3, p. 407-416, 2016. Doi: 10.1016/j.jand.2015.10.011
  • [2] BOEHME, J. S.; LOGOMARSINO, J. V. Reducing Food Waste and Increasing Fruit and Vegetable Consumption in Schools. Health Behavior and Policy Review, v. 4, n. 3, p. 282-293, 2017. Doi: 10.14485/HBPR.4.3.9
  • [3] CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2019). Ciências Ambientais – Área de Avaliação. Disponível em: https://goo.gl/FuhCDN Acesso em Abril de 2019.
  • [4] CIACCI, L.; VASSURA, I.; CAO, Z.; LIU, G.; PASSARINI, F. Recovering the "new twin": Analysis of secondary neodymium sources and recycling potentials in Europe. Resources Conservation and Recycling, v. 142, p. 143-152, 2019. Doi: 10.1016/j.resconrec.2018.11.024
  • [5] CONNELL, K. Y. H. Internal and external barriers to eco-conscious apparel acquisition. International Journal of Consumer Studies, v. 34, n. 3, p. 279-286, 2010. Doi: 10.1111/j.1470-6431.2010.0086x
  • [6] COSTELLO, C.; MCGARVEY, R. G.; BIRISCI, E. Achieving Sustainability beyond Zero Waste: A Case Study from a College Football Stadium. Sustainability, v. 9, n. 7, p. 12-36, 2017. Doi: 10.3390/su907123
  • [7] GROGAN, P. L. Zero waste: Is Ecotopia possible? Biocycle, v. 38 , n. 1, p. 86-86, 199
  • [8] HOORNWEG, D.; BHADA-TATA, P.; KENNEDY, C. Environment: Waste production must peak this century. Nature, v. 502 n. 7473, p. 615–617, 2013. Doi:10.1038/502615ª
  • [9] HUDGENS, M. E.; BARNES, A. S.; LOCKHART, M. K.; ELLSWORTH, S. C.; BECKFORD, M.; SIEGEL, R. M. Small Prizes Improve Food Selection in a School Cafeteria Without Increasing Waste. Clinical Pediatrics, v. 56, n. 2, p. 123–126, 2017. Doi: 10.1177/0009922816677546
  • [10] IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. SIDRA. Disponível em: http://www.ibge.gov.br Acesso em: Abril 2019.
  • [11] IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Ipea Data. Disponível em: http://www.ipea.gov.br Acesso em: Abril 2019.
  • [12] FORTUNA, L. M.; CASTALDI, M. J. New York City's Reuse Impact Calculator: Quantifying the zero waste impact of materials reuse. Waste Management & Research, v. 36, n. 12, p. 1190-1200, 2018. Doi: 10.1177/0734242X18802623
  • [13] KABERA, T.; WILSON, D. C.; NISHIMWE, H. Benchmarking performance of solid waste management and recycling systems in East Africa: Comparing Kigali Rwanda with other major cities. Waste Management & Research, v. 37, p. 59-72, 2019. Doi: 10.1177/0734242X18819752
  • [14] KOWALEWSKA, M. T.; KOLLAJTIS-DOLOWY, A. Food, nutrient, and energy waste among school students. British Food Journal, v. 120, n. 8, p. 1807-1831, 2018. Doi: 10.1108/BFJ-11-2017-0611
  • [15] LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, v. 22, p. 140-155, 1932.
  • [16] LIU, Y.; CHENG, S. K.; LIU, X. J.; CAO, X. C.; XUE, L.; LIU, G. Plate Waste in School Lunch Programs in Beijing, China. Sustainability, v. 8, n. 12, 12-88, 20 Doi: 10.3390/su8121288
  • [17] MANOMAIVIBOOL, P.; SRIVICHAI, M.; UNROJ, P. Chiang Rai Zero Waste: Participatory action research to promote source separation in rural areas. Resources Conservation and Recycling, v. 136, n. 9, p. 142-152, 2018. Doi: 10.1016/j.resconrec.2018.04.002
  • [18] MASON, I. G.; BROOKING, A. K.; OBERENDER, A.; HARFORD, J. M.; HORSLEY, P. G. Implementation of a zero waste program at a university campus. Resources Conservation and Recycling, v. 38, n. 4, p. 257-269, 2003. Doi: 10.1016/S0921-3449(02)00147-7
  • [19] MELO, R. B. DE; LIMA, C. DE ; DUARTE, C. V. DE M. C.; SOUZA, S. C. DE; SANTANA, O A. Biofísica Ambiental do Semiárido: Quadro Paradidático para Educação Básica. In: Encontro Anual da Biofísica 2018, 2018, Pernambuco. Blucher Biophysics Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 5-8. Doi: 10.5151/biofisica2018-02
  • [20] NETO, I. F. F.; SOARES, H. M. V. M. Sequential separation of Ag, Al, Cu and Pb from a multi-metal leached solution using a zero waste technology. Separation Science and Technology, 53, n. 18, p. 2961-2970, 2018. Doi: 10.1080/01496395.2018.1482342
  • [21] NEW YORK CITY. Zero Waste Schools. Disponível em https://www1.nyc.gov/assets/zws/index.shtml Acesso em: Abril de 2019.
  • [22] PASRICHA, A.; GREENINGER, R. Exploration of 3D printing to create zero-waste sustainable fashion notions and jewelry. Fashion and Textiles, v. 5, n. 30, p. 12-26, 2018. Doi: 10.1186/s40691-018-0152-2
  • [23] PIAGET, J. Part I: Cognitive development in children: Piaget development and learning. Journal of research in science teaching, v. 2, n. 3, p. 176-186, 1964.
  • [24] SANTANA, O. A.; MELO, R. B.; SOUZA, S. C. DE; DUARTE, C. V. de M. C.; LIMA, C.; COSTA, V. S. O. Paperless e Pegada Hídrica: Zero Papel em uma disciplina do PROFCIAMB. In: Seminário Nacional de Integração da Rede PROFCIAMB, 2018, Belém. Anais do 3. Seminário nacional de integração da rede PROFCIAMB. São Carlos: EESC-USP, 2018. v. 1. p. 1-11.
  • [25] SANTANA, O. A.; SANTOS, N. K. B.; SILVA, M. M. DA; MORAIS, R. L. DE; ENCINAS, J. I. Árvores potenciais a danos urbanos: manejo através da tecnologia, educação e mobilização social. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 11, p. 71-88, 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.3895/rts.v11n23.2748
  • [26] SANTANA, O. A.; PETROVA, Y. Ludicidade no Ensino da Normalidade em um Ambiente Florestal. Inter-ação, v. 41, p. 525-544, 2016. Doi: 10.5216/ia.v41i3.41502
  • [27] SANTANA, O. A. Ensino de ciências em Braille com histórias em quadrinhos roteirizados por cegos. Linhas Críticas (UnB), v. 20, p. 711-743, 2014. Doi: 10.5965/15164896v20n432014711
  • [28] SCHUCH, A.; MORSCHECK, G.; LEMKE, A.; NELLES, M. Bio-Waste Recycling in Germany - Further Challenges. Compost Science & Utilization, v. 25, p. S53-S60, 2017. Doi: 10.1080/1065657X.2017.1395716
  • [29] SCHUPP, C. L.; GETTS, K. M.; OTTEN, J. J. An evaluation of current lunchroom food waste and food rescue programs in a Washington state school district. Journal of Agriculture Food Systems and Community Development, v. 8, n. 1, p. 167-186, 2018. Doi: 10.5304/jafscd.2018.081.013
  • [30] SHANKS, C. B.; BANNA, J.; SERRANO, E. L. Food Waste in the National School Lunch Program 1978-2015: A Systematic Review. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 117, n. 11, p. 1792-1807, 2017. Doi: 10.1016/j.jand.2017.06.008
  • [31] STEINMETZ, V.; VILLAIN-GAMBIER, M.; KLEM, A.; GAMBIER, F.; DUMARCAY, S.; TREBOUE, D. Unveiling TMP Process Water Potential As an Industrial Sourcing of Valuable Lignin-Carbohydrate Complexes toward Zero-Waste Biorefineries. ACS Sustainable Chemistry & Engineering, v. 7, n. 6, p. 6390-6400, 2019. Doi: 10.1021/acssuschemeng.9b00181
  • [32] SUDARIO, G. Zero Waste Emergency Medicine: A Visual Aid for Clinical Decision Rules in Minor Head Trauma Injury Patients. Annals of Emergency Medicine, v. 72, n. 4, p. S157-S158, 2018. Doi: 10.1016/j.annemergmed.2018.08.410
  • [33] THE WORD BANK. Urban Development. Disponível em https://www.worldbank.org/Acesso em: Abril 2019
  • [34] UNIVERSITY OF LOUISIANA AT LAFAYETTE. Zero Waste Ragin' Cajun Gameday. Disponível em https://sustainability.louisiana.edu/zero-waste-ragin-cajun-gameday Acesso em: Abril de 2019.
  • [35] WHYTE, D.; DIDKOVSKY, N.; HUTZLER, S. Zero Waste: Mapping the Evolution of the Iterative Sight-Reading of a Piano Score. Music Theory Spectrum, v. 40, n. 2, p. 302-313, 2018. DOI: 10.1093/mts/mty019
  • [36] VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
  • [37] ZANTINGH, M. Wildness and Windsor: Di Brandt's "Zone: < le Detroit >," Environmental Praxis, and Urban Nature. ISLE-Interdisciplinarity Studies in Literature and Environment, v. 25, n. 2, p. 396-411, 2018. Doi: 10.1093/isle/isy048
  • [38] ZAR, J. H. Biostatistical analysis. Pearson Education: New York, 1999.
Como citar:

Albino, Josefa Guedes de Lima; Bragas, Garuda das; Costa, Valéria Sandra de Oliveira; Galvincio, Josicleda Dominciano; Santana, Otacilio Antunes; "LIXEIRA INFORMATIVA: A RELAÇÃO DO DADO COM A PRÁXIS AMBIENTAL", p. 82-86 . In: Anais do Encontro Anual da Biofísica 2019. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2526--607-1, DOI 10.5151/biofisica2019-24

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações