Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Livros digitais literários no apoio à alfabetização infantil – Construção de uma proposta de investigação sob a perspectiva do Design da Informação

Coelho, Lydia Helena Wöhl ;

Artigo completo:

Este estudo apresenta aspectos pertinentes à faseexploratória de uma pesquisa sobre a influência da relação entre linguagem esua correspondente apresentação visual em uma interface gráfica digital einterativa, na experiência de leitura realizada por crianças em processo dealfabetização. Propõe-se a construção de um modelo para investigação, qualseja, um e-book literário para crianças, que sirva de apoio aos processos dealfabetização infantil no contexto escolar público brasileiro, ao longo doperíodo compreendido pelos anos inicias do Ensino Fundamental. Tal proposição estápautada pela perspectiva do Design da Informação. A metodologia é definida comode abordagem qualitativa com objetivo exploratório. A revisão de literatura incluimetodologias de projeto em Design da Informação e construção de marco teórico relacionadoà identificação de público-alvo, materiais literários desenvolvidos para talpúblico e políticas educacionais voltadas aos anos iniciais do EnsinoFundamental. Por fim, constitui-se o tema de investigação, orientado pelo objetivode problematizar a influência do design de um e-book interativo na alfabetização infantil durante oensino formal. Considera-se que tal investigação possa servir de apoio à tomadade decisão do designer em sua tarefa de desenvolver livros digitais com afinalidade proposta por este estudo, bem como fomentar e ampliar pesquisas noâmbito do Design da Informação e sua influência no setor educacional.  

Artigo completo:

Palavras-chave: Livro digital, alfabetização infantil, design da informação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-042

Referências bibliográficas
  • [1] AGUIAR, V. T. 1994. A Literatura Infantil no Compasso da Sociedade Brasileira. In: Gratidão de Ser: Homenagem ao Irmão Elvo Clemente. Porto Alegre: EDIPUCRS. BONSIEPE, G. 2013. design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Editora Blucher. BRASIL. 1996. Presidência da República. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 31 de dez.
Como citar:

Coelho, Lydia Helena Wöhl; "Livros digitais literários no apoio à alfabetização infantil – Construção de uma proposta de investigação sob a perspectiva do Design da Informação", p. 441-449 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-042

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações