Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Livros didáticos de Língua Portuguesa e identidades étnico-raciais

Portuguese language textbooks and ethnic and racial identities

Carvalho, Isabela Bastos de; Castro, Alexandre de Carvalho;

Artigo Completo:

Este trabalho investigou identidades étnico-raciais aludidas pelos livros didáticos. Utilizando Bakhtin, analisamos alguns discursos de livros aprovados na última avaliação do PNLD. Os resultados da pesquisa evidenciaram materiais pouco dialógicos, reforçadores da branquitude. A pesquisa demonstrou reducionismo implicado no cânon literário indicado aos alunos e apontou para reforço de estereótipos.

Artigo Completo:

This study investigated ethnic and racial identities suggested by textbooks. Based on Bakhtin's theory, we analyzed the discourses in books approved by PNLD. The research results showed inadequate teaching materials, as they were not very dialogical and they reinforced white supremacy. This research found an implied reductionism in the literary canon and an emphasis on stereotypes.

Palavras-chave: Bakhtin, Língua Portuguesa, Relações étnico-raciais,

Palavras-chave: Bakhtin, Portuguese language, ethnic and racial identities,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-027

Referências bibliográficas
  • [1] AMARAL, E. et al. Novas palavras: 2º ano. 2 ed. São Paulo: FTD, 2013.
  • [2] BAGNO, M. Não é errado falar assim – em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2009.
  • [3] BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • [4] ___________. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
  • [5] ___________. Questões de estilística no ensino da língua. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
  • [6] BOSI, A. Poesia versus racismo. In: Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das letras, 2002.
  • [7] CRUZ E SOUSA, J. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.
  • [8] FARACO, C.E. et al. Língua Portuguesa: linguagem e interação. 2 ed. São Paulo: Ática, 2013.
  • [9] POSSENTI, S. Malcomportadas línguas. São Paulo: Parábola, 200
  • [10] REIS, R. Cânon. In: JOBIM, J. L.(org.). Palavras da Crítica. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1992.
  • [11] Obra coletiva concebida por Edições SM. Ser protagonista: Língua Portuguesa, 2º ano: ensino médio. 2 ed. São Paulo: Edições SM, 2013.
Como citar:

Carvalho, Isabela Bastos de; Castro, Alexandre de Carvalho; "Livros didáticos de Língua Portuguesa e identidades étnico-raciais", p. 276-283 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-027

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações