Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Livro-mitograma: design, surdez e gestosampliados

Mythogram-book: design, Deaf Culture and expanded gestures

Ribeiro, Marcelo Gonçalves ;

Artigo completo:

A Realidade Aumentada (AR) desenvolveu-se no campo do design e da interação humano-computadore a tecnologia tem permitido integrar diferentes ambientes e culturas. Tradicionalmente, objetos-livrosinspiram comentários críticos de várias áreas, incluindo pesquisas em design, mas foramtransformados pela tecnologia que desfocam categorias e fronteiras. A aplicação de conceitos comotransdução, linha de fuga, diagrama e agenciamento (Gilbert Simondon, Gilles Deleuze, Félix Guattari,Simon O’Sullivan, Jamie Brassett, entre outros) nos permitirá apresentar uma discussão sobre livro,realidade aumentada e imaginar como os designers podem implementar práticas que se aproximamda cultura surda, também considerando como produzir artefatos inclusivos.

Artigo completo:

Augmented Reality (AR) is growing as the cutting edge development in the field of designand human-computer interaction and the technology has allowed interaction with other cultures, fromany distance, since computers mediate human. Traditionally, books had inspired comments fromcritics of disparate disciplines (also from researchers on design) but have been modified by technologythat blur categories and boundaries. The speculative employment of concepts such as transduction,line of flight, diagram and assemblage (Gilbert Simondon, Simon O'Sullivan, Jamie Brassett, GillesDeleuze and Félix Guattari, among others) will allow us to present a discussion about book,augmented reality, and how designers could impleme

Palavras-chave: Design; Language; Deaf Culture; Book; Augmented Reality,

Palavras-chave: Design; Linguagem; Surdez; Livro; Realidade Aumentada,

DOI: 10.5151/cid2020-80

Referências bibliográficas
  • [1] ANDERS, Peter. Ciberespaço antrópico: definição do espaço eletrônico a partir das leis fundamentais. In: DOMINGUES, Diana (org). Arte e Vida no século XXI: Tecnologia, Ciência e Criatividade. São Paulo: Ed. UNESP, 2003
  • [2] AZUMA, Ronald T. A Survey of Augmented Reality. In: Presence: Teleoperators and Virtual Environments 6, 4 (August 1997). Pp. 355-385.
  • [3] BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad: J. Guinsburg. São Paulo, Perspectiva, 1987
  • [4] BAUMAN, H-Dirksen. Listening to Phonocentrism with Deaf Eyes: Derrida’s Mute Philosophy of (Sign) Language. In: Essays in Philosophy: Vol. 9: Iss. 1, Article 2, 2008
  • [5] BELLOUR, Raymond; BOISSIER, Jean-Louis. Moments de Jean Jacques Rousseau. Paris, Ed. Gallimard, 2000
  • [6] BILLINGHURST, M.; KATO, H.; POUPYREV, I. The MagicBook: A transitional AR Interface. Computer and Graphics, November 2001, 745-753.
  • [7] BOEVER, Arne de; MURRAY, Alex; ROFFE, Jon; WOODWARD, Ashley (Eds.). Gilbert Simondon: being and technology. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2012.
  • [8] BOLOGNAFIERE. 2019 Winners. Disponível em: . Acesso em: 15 junho 2020
  • [9] BRASSETT, Jamie. Affect, Assemblage and Modes of Existence. Towards an Ethological DesignDriven Social Innovation. Reader in Philosophy, Design and Innovation Subject Leader and MA Course Leader, Innovation Management. Central Saint Martins University of the Arts: London, 2016.
  • [10] DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998
  • [11] DELEUZE, Gilles. Lógica da sensação. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2007
  • [12] ESQUIRE. Behind the Scenes of Augmented Esquire. Disponível em: . Acesso em: 22 abril 2019
  • [13] FUJIHATA, Masaki. Beyond Pages. Disponível em: . Acesso em: 25 janeiro 2011
  • [14] GRASSET, R.; DÜSER, A.; Billinghurst, M.: Edutainment with a mixed reality book: a visually augmented illustrative childrens’ book. In: Proceedings of the 2008 International Conference in Advances on Computer Entertainment Technology, ACM: Yokohama, 2009
  • [15] HELLER, Steven; TALARICO, Lita. Graphic.: inside the sketchbooks of the world's great graphic designers. London: Thames Hudson, 2010
  • [16] LATOUR, Bruno. Um Prometeu cauteloso?: alguns passos rumo a uma filosofia do design (com especial atenção a Peter Slotedijk). Trad.: Daniel B. Portugal; Isabela Fraga. Agitprop: revista brasileira de design, São Paulo, v. 6, n. 58, jul./ago. 2014
  • [17] LEROI-GOURHAN, André. Gesture and speech. Translated: Anna Bostock Berger. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1993
  • [18] LUPTON, Ellen; LIPPS, Andrea. The Senses: Design Beyond Vision. New York: Copper Hewitt, Smithsonian Design Museum, Princeton Architectural Press, 20
  • [19] MANNING, Erin; MUNSTER, Anna; THOMSEN, Bodil Marie Stavning (Org.). Immediation II.Immediations Series. Montreal, SenseLab: 2019
  • [20] MANOVICH, The poetics of augmented space. In: Visual communication, Vol 5(2), 2006 PP.: 219–240
  • [21] MARCONDES FILHO, Ciro. O escavador de silêncios formas de construir e de descontruir sentidos na comunicação: nova teoria da comunicação II. São Paulo, Paulus, 2004.
  • [22] MASSUMI, Brian. A arte do corpo relacional: do espelho-tátil ao corpo virtual. Trad.: André Fogliano. Revista Galáxia. n 31, jan./abr. São Paulo, Online. 2016, pp.5-21. Disponível em: Acesso em: 22 abril de 2019.
  • [23] MELOT, Michel. Livro, . Trad.: Marisa Midori Deaecto e Valéria Guimarães. Coleção Artes do Livro. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2012.
  • [24] MULDER, S. Responsibility in design: applying the philosophy of Gilbert Simondon. In: Proceedings of DRS2016 - Design + Research + Society - Future-Focused Thinking (Vol. 7, pp. 2809- 2824). Design Research Society, 2016.
  • [25] MUNARI, B. Corraini Edizioni. Prebooks. Disponível em: . Acesso em: 02 março 2014.
  • [26] MUNARI, B. Das Coisas Nascem Coisas. Trad.: José Manuel de Vasconcelos. Lisboa: Edições 70 (tiragem para Livraria Martins Fontes), 1981
  • [27] NELSON, Jennifer L.; BAUMAN, H-Dirksen L.; ROSE, Heidi M. Signing the bodypoetic: essays on American Sign Language literature. University of California Press: California, 2006
  • [28] O’SULLIVAN, Simon D.. On the Diagram (and the Practice of Diagrammatics). In: SCHNEIDER K. ;
  • [29] YASAR, B. (ed.). Situational Diagram. New York: Dominique Lévy, 2016. pp. 13-25
  • [30] PARENTE, André. O virtual e o hipertextual. Rio de Janeiro: Pazulin, 1999.
  • [31] PIRES, Julie de Araujo. A reconstrução do livro: um estudo em design das possibilidades do livro a partir da hipertextualidade eletrônica. Orientação: Luiz Antonio Coelho. Dissertação (Mestrado em Design). Departamento de Artes e Design, Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro - PUC-RIO, 2005
  • [32] SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Trad.: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia Das Letras, 2010
  • [33] SIMONDON, Gilbert. El modo de existencia de los objetos técnicos. Trad.: Margarita Martinez; Pablo Rodríguez. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007
  • [34] SMITH, Greg. Augmented (hyper)Reality: An interview with Keiichi Matsuda. Disponível em: . Acesso em: 22 abril 2019
  • [35] YAMADA, Hiroki; HIROSE, Michitaka. Interactive Picture Book with Story-Changeable System by Shuffling Pages. In: Alkhalifa, E. M., & Gaid, K. (Ed.). Cognitively Informed Intelligent Interfaces. IGI Global: Pennsylvania, 2012. pp.: 305-319
  • [36] ZDEBIK, Jakub (org.). Deleuze and the Diagram: Aesthetic Threads in Visual Organization. London: Continuum International Publishing, 2012
  • [37] ZINGALE, Salvatore. Design as translation activity: a semiotic overview. Proceedings of DRS 2016, Design Research Society 50th Anniversary Conference. Brighton, UK, 27–30 June 2016
Como citar:

Ribeiro, Marcelo Gonçalves; "Livro-mitograma: design, surdez e gestosampliados", p. 1057-1073 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-80

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações