Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
LIVRO INFANTIL E PROJETO GRÁFICO: UMA RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E TEXTO
LIVRO INFANTIL E PROJETO GRÁFICO: UMA RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E TEXTO
Maia, Patrícia de Sá; Martins, Rosane Fonseca de Freitas
Artigo Completo:
O mercado editorial brasileiro é promissor especialmente no que diz respeito ao livro infantil, que tem ganhado notoriedade, imagens e projetos gráficos mais elaborados. Neste contexto, este estudo provoca uma reflexão sobre a imagem literária infantil: como é produzida, qual a sua relação com o projeto gráfico, qual é o impacto do projeto gráfico e como a criança se relaciona com o livro; e sobre os caminhos para alcançar o mundo literário infantil. Apresenta um estudo dos processos históricos da literatura infantil, focando na produção imagética e os principais conceitos que nortearam sua evolução. A metodologia emprega pesquisa mista em 3 etapas: delineamento de dados primários e secundários, incluindo a análise de livros de autores brasileiros e estrangeiros; a produção de um livro infantil com linguagem interativa; e a terceira mostra a pesquisa de campo com crianças para a análise da relação com o livro. Os resultados apresentam a importância da integração entre texto, imagem e projeto gráfico e como essa interação pode estimular ou não o leitor. Espera-se contribuir para um maior entendimento do processo de produção da imagem literária no livro infantil, e a relação da criança com essa imagem.
O mercado editorial brasileiro é promissor especialmente no que diz respeito ao livro infantil, que tem ganhado notoriedade, imagens e projetos gráficos mais elaborados. Neste contexto, este estudo provoca uma reflexão sobre a imagem literária infantil: como é produzida, qual a sua relação com o projeto gráfico, qual é o impacto do projeto gráfico e como a criança se relaciona com o livro; e sobre os caminhos para alcançar o mundo literário infantil. Apresenta um estudo dos processos históricos da literatura infantil, focando na produção imagética e os principais conceitos que nortearam sua evolução. A metodologia emprega pesquisa mista em 3 etapas: delineamento de dados primários e secundários, incluindo a análise de livros de autores brasileiros e estrangeiros; a produção de um livro infantil com linguagem interativa; e a terceira mostra a pesquisa de campo com crianças para a análise da relação com o livro. Os resultados apresentam a importância da integração entre texto, imagem e projeto gráfico e como essa interação pode estimular ou não o leitor. Espera-se contribuir para um maior entendimento do processo de produção da imagem literária no livro infantil, e a relação da criança com essa imagem.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0209
Referências bibliográficas
- [1] ALBUQUERQUE; T. C., COSTA, J.S.; CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria A. As possibilidades de leitura de imagens para a formação de professores. Alagoas: UFRPE, 2014.
- [2] BROWN, Tim. Design Thinking – uma ponderosa ferramenta para decretar o fim das velhas ideias. Rio de janeiro: Elsevier, 2010.
- [3] CASTRO, M. G. M. A indústria e a produção do livro infantil. Universidade Estadual de Goiás. Anápolis, 2002.
- [4] DEMARCHI, A.P.; FORNASIER, C.B.R.; MARTINS, R.F.F. Design thinking no processo de gestão de design: um estudo de caso na agricultura familiar. In Anais 9° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo, Brasil: outubro, 2010.
- [5] DUARTE JUNIOR, F.. O sentido dos sentidos. Curitiba: Criar, 2004.
- [6] FIPE. Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, 2014.
- [7] GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
- [8] HADDAD, L. A ilustração literária. Londrina: Ilustres Ideias, 2008.
- [9] IDEO. Toolkit: Design Thinking for Educators, 2012. Disponível em: <http://www.designthinkingforeducators.com/DTtoolkit_v1_062711.pdf> Acesso em: 20 nov. 2015. Disponível em: <http://www.isbn.bn.br/website/o-que-e-isbn> Acesso em ago. 2015.
- [10] LAKATOS, E. M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas 1991.
- [11] LIMA, G. A arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Salto para o futuro. Secretaria de Educação à Distância. Ano XIX –nº 7 – junho/2009.
- [12] LINDEN, S. V. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
- [13] MACHADO, A.M. Seminário Brasil, brasis: a literatura infantil. Academia Brasileira de Letras. (03/09/2014). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TcAdOFZwx4g> Acesso em: 2015.
- [14] MILES, MB.; HUBERMAN, AM. Qualitative Data Analysis. CA: Sage Publications, Thousand Oaks, 1994.
- [15] OLIVEIRA, R. Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
- [16] _____. A arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Salto para o futuro. Secretaria de Educação à Distância. Ano XIX –nº 7 – junho/2009.
- [17] QUEIRÓS, BARTOLOMEU CAMPOS. Programa VEREDA LITERÁRIA: (24/05/2002) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zHNwnTDtNgg> Acesso em: set 2015.
- [18] SILVA, A. L. Trajetória da literatura infantil: da origem histórico e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. Revista Eletrônica de Educação do UNIVEM, Marília, v.2-n.2, p.135-149, 2009.
- [19] SPLENGER, M. L. P. Literatura infantil: a palavra e a imagem se entrelaçando na história. Leitura: Teoria e Prática, v. 29, n. 56, UNISUL, Santa Catarina. 2011. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/index.php/REGRAD/article/view/234/239> Acesso em: 03 ago 2015.
Como citar:
Maia, Patrícia de Sá; Martins, Rosane Fonseca de Freitas; "LIVRO INFANTIL E PROJETO GRÁFICO: UMA RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E TEXTO", p-2441-2453.
In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0209
últimos 30 dias
377
downloads
1
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - LIVRO INFANTIL E PROJETO GRÁFICO: UMA RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E TEXTO JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 9 SP - 2441 EP - 2453 PY - 2016 T2 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0209 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/livro-infantil-e-projeto-grfico-uma-relao-entre-imagem-e-texto-24445 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Maia20144,
title="LIVRO INFANTIL E PROJETO GRÁFICO: UMA RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E TEXTO",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="9",
pages="2441 - 2453",
year="2016",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0209",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/livro-infantil-e-projeto-grfico-uma-relao-entre-imagem-e-texto-24445",
author="Patrícia de Sá Maia", "Rosane Fonseca de Freitas Martins",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Patrícia de Sá Maia, Rosane Fonseca de Freitas Martins, LIVRO INFANTIL E PROJETO GRÁFICO: UMA RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E TEXTO, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 2441-2453, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0209 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/livro-infantil-e-projeto-grfico-uma-relao-entre-imagem-e-texto-24445) Palavras-chave:: ;