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Linguagem Gráfica e Postagens Acadêmicas: o persuasivo e o informativo na comunicação institucional para o Instagram

Graphic Language and Academic Posts: the persuasive and the informative in institutional communication for Instagram.

Ferreira, Jonas Da Silva ; Lins, Guilherme Ranoya Seixas ;

CIDI:

Neste trabalho analisamos postagens compartilhadas pelo perfil institucional de uma universidade pública no Instagram. Buscamos construir um arcabouço metodológico que permita considerar aspectos linguísticos e retóricos que envolvessem a relação entre as duas formas de linguagem gráfica verbal e pictórica, identificando como convergem na construção de significação, e considerando a presença de argumentos retóricos na comunicação institucional na rede social. Para este fim, foram utilizadas as terminologias propostas por Twyman (1979) para a linguagem gráfica; as metodologias de análise de Evelyn Goldsmith (1980) e Jeremy Mulvey (1987); além de considerar a presença de argumentos retóricos identificados por meio dos apelos aristotélicos (ethos, pathos e logos). Por fim, consideramos que esse corpo teórico foi suficiente para propor uma base que avaliasse aspectos linguísticos das postagens institucionais, além de permitir a identificação de argumentos persuasivos da composição dos conteúdos.

CIDI:

In this study, we analyze posts shared by the institutional profile of a public university on Instagram. We aim to construct a methodological framework that allows for the consideration of linguistic and discursive aspects involving the relationship between the two forms of graphic language, verbal and pictorial, identifying how they converge in meaning construction, while considering the presence of rhetorical arguments in institutional communication on the social network. To achieve this, we draw upon the terminologies proposed by Twyman (1979) for graphic language, the analysis methodologies of Evelyn Goldsmith (1980) and Jeremy Mulvey (1987), as well as the presence of rhetorical arguments identified through Aristotelian appeals (ethos, pathos, and logos). Finally, we consider that this theoretical framework sufficiently enables the evaluation of linguistic aspects of institutional posts, in addition to facilitating the identification of persuasive arguments in content composition.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-5_647157

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Como citar:

Ferreira, Jonas Da Silva; Lins, Guilherme Ranoya Seixas; "Linguagem Gráfica e Postagens Acadêmicas: o persuasivo e o informativo na comunicação institucional para o Instagram", p. 70-84 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-5_647157

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