Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

LIBERAÇÃO BIFÁSICA DE BUTANO EM AMBIENTE ABERTO PARA CLASSIFICAÇÃO DE ÁREA DE RISCO ATRAVÉS DE CFD

BARROS, P. L. ; OLIVEIRA, T. C. L. ; ALVES, J. J. N. ;

Artigo Completo:

O método de classificação de área de risco surgiu a partir da necessidade da indústria de desenvolver técnicas de segurança adequadas e diminuir a probabilidade de ocorrência de ignição na planta. Com isto, este trabalho tem o objetivo de prever via fluidodinâmica computacional a liberação bifásica em ambiente aberto e determinar a extensão da nuvem de dispersão gasosa para classificação de área. A simulação do caso estudado consiste em uma emissão contínua e atomizada de butano a partir do orifício de liberação. Utilizou-se uma abordagem Euleriana-Euleriana de forma que a fase vapor é contínua e a fase líquida é dispersa, sendo as condições de contorno determinadas a partir de condições específicas de armazenamento. A pluma de gás forma uma zona de expansão e outra de arrastamento, podendo ser observada pelo perfil de fração volumétrica ao longo do eixo de liberação. Foram obtidas a extensão da pluma para o limite inferior de explosividade (LIE) e para a metade deste, de forma a aumentar o nível de segurança. Para o último caso, a extensão mostrou-se aproximadamente duas vezes maior do que o primeiro.

Artigo Completo:

Palavras-chave: butano,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-370

Referências bibliográficas
  • [1] BOSSERT, J. A. Hazardous locations: A guide for the design, construction and installation of equipment in explosive atmospheres. Canadian Standards Association, 3 ed., Toronto, 200
  • [2] CALAY, R. K.; HOLDO, A. E. Modelling the dispersion of flashing jets using CFD. J. Hazard. Mat., v. 154, p. 1198-1209, 2008.
  • [3] ECKHOFF, R. K. Explosion Hazards in the Process Industries. Elsevier, 2 ed., University of Bergen, Norway, 2016.
  • [4] SISSOM, L. E.; PITTS, D. R. Fenômenos de transporte. Trad. De Adir M. Luiz, Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1988.
  • [5] TNO Yellow Book. Methods for the calculation of physical effect. SDU, The Hague. 3 ed., 2 rev., 2005
  • [6] ZOHDIRAD, H.; EBADI, T.; GIVEHCHI, S.; MEYSAMI, H. Grid-based individual risk calculation in the classification of hazardous area with a risk-based approach. J. Loss Prev. Proc. Ind., v. 43, p. 98-105, 201
Como citar:

BARROS, P. L.; OLIVEIRA, T. C. L.; ALVES, J. J. N.; "LIBERAÇÃO BIFÁSICA DE BUTANO EM AMBIENTE ABERTO PARA CLASSIFICAÇÃO DE ÁREA DE RISCO ATRAVÉS DE CFD", p. 2112-2117 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-370

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações