Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

LEVANTAMENTO SOBRE AS METODOLOGIAS DE PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS FERROVIÁRIOS

Oliveira, Luana de ; Scalice, Régis Kovacs ; Sacchelli, Carlos Mauricio ;

Artigo Completo:

O desenvolvimento de veículos ferroviários é importante para garantir a segurança dos passageiros e a confiabilidade no transporte de cargas, além de impactar diretamente na visão do cliente sobre o serviço prestado. Neste sentido, o uso de um modelo de referência para o projeto de produtos voltado ao setor é de grande importância para focar nas atividades que realmente agreguem valor, além de considerar as melhores práticas para o projeto de veículos ferroviários. O desenvolvimento de veículos ferroviários apresenta elevada complexidade, porém não é encontrada com facilidade as metodologias projetos e desenvolvimento aplicado neste segmento. Este trabalho visa identificar na literatura atual as metodologias e práticas específicas para o setor ferroviário que abordem o projeto informacional e conceitual. Para tanto serão utilizadas técnicas de revisão sistemática da literatura para verificar e avaliar o que existe na literatura. Foram utilizadas duas plataformas para a busca de dados a Scopus e Scielo. Os logaritmos de buscas apresentam combinações dos termos: projeto; método; ferramenta; vagão; locomotiva; veículo; bonde; trem. A partir da pesquisa inicial foram realizados filtro: linguagem aplicada, tipo do periódico, avaliação do periódico, área de aplicação. Após selecionar os artigos que abordam as metodologias de projetos e desenvolvimento aplicado no segmento ferroviário foi realizada a revisão bibliográfica cruzada, que trata de analisar as referências utilizadas nestes artigos selecionados. Tem-se como resultado desta pesquisa a identificação de algumas ferramentas e métodos aplicados ao setor ferroviário. Identifica-se uma oportunidade elevada na realização de estudos nestas áreas devido à inexistência de uma metodologia específica para o segmento ferroviário.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Metodologia de Projeto, Veículos Ferroviários, Desenvolvimento de Produtos, Projeto Informacional, Projeto Conceitual,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-106

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, W. J. P.; MELLO, C. H. P.; Uma revisão sistemática de literatura para a terceirização de pesquisa & desenvolvimento. 9º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de produto, v. 8, 2013.
  • [2] CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; SILVA, S.L. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. 8º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de produto, v. 8, n. 1998, p. 1-12, 2011.
  • [3] GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços da Saúde, v. 23, n. 1, p. 183-183, 2014.
Como citar:

Oliveira, Luana de; Scalice, Régis Kovacs; Sacchelli, Carlos Mauricio; "LEVANTAMENTO SOBRE AS METODOLOGIAS DE PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS FERROVIÁRIOS", p. 1012-1021 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-106

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações