Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

LEVANTAMENTO SOBRE A APLICAÇÃO DA PALAVRA “DESIGN” EM PRODUTOS E SERVIÇOS NA CIDADE DE SÃO LUÍS (MA)

Diniz, Raimundo Lopes ; Arruda Filho, Moisaniel Pimentel ; Silva Araújo, Maíza Luíza ; Santos Barros, Rubênio dos ;

Artigo Completo:

O presente artigo tem como objetivo investigar as aplicações da palavra design nos estabelecimentos comerciais como uma proposta de promoção de produtos e/ou serviços em de São Luís (MA). Tal foi, abordado a complexidade e o caráter polissêmico que a palavra design dispõe, de modo a compreender como essas definições e conceitos são empregados pela população ludovicense. Realizaram-se fotográficos do emprego da palavra em diversas mídias, como outdoors, panfletos, banners, cartazes, cartões de visitas, instagram, placas e fachadas, com o intuito de divulgação de serviços e produtos. Os resultados foram organizados e analisados de acordo com a classificação polissêmica da palavra “Design” proposta por van der Linden et al (2014). No geral, os resultados apontaram que a compreensibilidade do conceito da palavra “design”, está amplamente associado a valores estéticos e comerciais, sendo assim, difundido e apreendido parcialmente, distanciando-se da essência do design.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design; Conceito; Polissêmico.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0069

Referências bibliográficas
  • [1] AZEVEDO, Wilton. O que é Design. São Paulo. Ed. Brasiliense, 1998.
  • [2] BONFIM, G. Gustavo Amarante Bomfim: Uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Book’s 1º Edição, 2014.
  • [3] BONSIEPE, G. Design como prática de projeto. São Paulo. Blucher, 2012.
  • [4] CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
  • [5] DENIS, R. C. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • [6] Dicionário eletrônico Houaiss de Língua Portuguesa. Editora Objetiva: 2009.
  • [7] Dicionário Escolar Latino-Português. 3 ed. FARIA, E. (Org.) Campanha nacional de material de ensino, 1962.
  • [8] DOMINGUES, F. Design e cultura em produtos globais: A semiótica como ponto de convergência. São Paulo. Blucher acadêmico, 2011
  • [9] Espírito Santo, José Marcelo (Org). São Luís: uma leitura da cidade. Prefeitura de São Luís / Instituto de Pesquisas e Planificação da cidade. São Luís: Instituto da Cidade, 2006.
  • [10] FASCIONI, L. Indicadores para avaliação da imagem corporativa das empresas de base tecnológica instaladas na grande Florianópolis baseados nas análises das percepções gráfica e verbal utilizando lógica difusa. Florianópolis, 2003, Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • [11] FASCIONI, L. O design do designer. 2º Edição, 2014.
  • [12] GODOY, L.; EVANGELISTA, M.; PIZZOLATO, M.; FERREIRA, A. A UTILIZAÇÃO DO DESIGN COMO VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR MOVELEIRO DE SANTA MARIA/RS. Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção. Florianópolis, SC, 20
  • [13] LANDIM, P. C. Design, Empresa, Sociedade. São Paulo. UNESP. 2010.
  • [14] LOBACH, B. Design Industrial - Bases para configuração dos produtos Industriais. São Paulo. Blucher, 2001.
  • [15] MOURA, M. O design de hipermídia. 2003. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.
  • [16] O DESIGN NO BRASIL - RELATÓRIO 2014. 20 Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 20
  • [17] PRODANOV, C., FREITAS, E. Metodologia do Trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do Trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale. 2013. 2ª ed.
  • [18] VAN DER LINDEN, J. C. S.; POSSATTI, G. M.; PIERRE DA SILVA, R. Reflexões sobre as relações entre design e complexidade. 11º P&D Design, Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Gramado, 2014.
Como citar:

Diniz, Raimundo Lopes; Arruda Filho, Moisaniel Pimentel; Silva Araújo, Maíza Luíza; Santos Barros, Rubênio dos; "LEVANTAMENTO SOBRE A APLICAÇÃO DA PALAVRA “DESIGN” EM PRODUTOS E SERVIÇOS NA CIDADE DE SÃO LUÍS (MA)", p. 803-813 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0069

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações