Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Levantamento bibliográfico: análise comparativa entre metodologias de design da informação e jogos didáticos e não didáticos de tabuleiro

Bibliographical survey: comparative analysis between information design methodologies and educational and noneducational board games

Araújo, Giselle; López, Yelitza; Coutinho, Solange;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta uma análise comparativa entre algumas metodologias de desenvolvimento de jogos didáticos e não didáticos, especificamente os jogos de tabuleiro, com as metodologias de design da informação propostas por Redish (2000), Sless (2005) e Simlinger (2007), buscando identificar a inserção do design da informação nesse processo. Foram analisadas, por meio de quadro comparativo, três metodologias utilizadas para desenvolvimento de jogos didáticos: Carneiro Andamp; Lopes (2007), Mendes et.al (2009) e Medeiros (2013), bem como dois métodos utilizados para jogos não didáticos: Albuquerque (2010) e CTCD (2013).  A presente pesquisa tem caráter bibliográfico, exploratório e analítico, portanto, localiza-se numa perspectiva subjetiva.

Artigo Completo:

This article presents a comparative analysis of methodologies for developing educational and noneducational games, specifically board games, and information design methodologies proposed by Redish (2000), Sless (2005) and Simlinger (2007), seeking to identify the inclusion of information design in the process. With the aid of a comparative framework, we analysed three methodologies used to develop educational games: Carneiro Andamp; Lopes (2007), Mendes et al. (2009) and Medeiros (2013), as well as two methodologies for noneducational games: Albuquerque (2010) and CTCD (2013). The nature of this study is bibliographical, exploratory and analytical, although viewed from a subjective perspective.

Palavras-chave: metodologia, design da informação, design de jogos, methodology,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_189

Referências bibliográficas
  • [1] ALBUQUERQUE, R. J. A. 2010. Simulacro: Criação de um jogo de tabuleiro. (Trabalho de conclusão de curso tecnologia em design gráfico não publicado). Faculdades Integradas Barros Melo. Olinda – PE.
  • [2] BOMFIM, G. A. 1995. Metodologia para desenvolvimento de projetos. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB.
  • [3] CARNEIRO, C. D. R.; LOPES O. R. 2007. Jogos como instrumentos facilitadores do ensino de geociências: o jogo sobre “ciclo das rochas”. Anais do I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra . III Simpósio Nacional Sobre Ensino de Geologia no Brasil. Unicamp.
  • [4] CTCD, 2013.Notas de aulas do curso técnico em comunicação visual, disciplina Porjeto de Design, no Centro Tecnológico de Cultura Digital do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP/OS
  • [5] COUTO, R. M. S. 2009. Do concreto ao virtual Interação e interatividade no letramento de indivíduos surdos. Relatório Final de Pesquisa Bolsa Modalidade Produtividade em Pesquisa. PUC–RJ.
  • [6] FUENTES, R. 200 A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Edições Rosari.
  • [7] HURLBURT, A. 1981. The design concept. New York: Watson – Gup – till Publishers.
  • [8] INFODESIGN. Revista científica publicada pela SBDI. Disponível em: Andlt;http://www.infodesign.org.br/infodesignAndgt;. Acesso em julho de 2014.
  • [9] HORN, R. 199 Information design: emergence of a new profession. In: JACOBSON, Robert (org.). Information Design, pp.16-17. Cambridge: MIT Press.
  • [10] MEDEIROS, D. P. 2013. Design e Semiótica: a criação de jogos de tabuleiro como objetos de aprendizagem. Anais do XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. Florianópolis-SC
  • [11] MEDEIROS, D. P.; GONÇALVES, M. M. 2013. A Metáfora do jogo: relações entre metodologia projetual e jogos de tabuleiro. Anais do XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. Florianópolis-SC
  • [12] MENDES L. M.; TEIXEIRA, G.; OLIVEIRA, M. 2009. Desenvolvimento de jogos didáticos para as aulas de química geral do primeiro ano do ensino médio. Anais do IV CONNEPI – Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. Belém-PA.
  • [13] NEVES, A.; CAMPOS, F.; BENICIO, I. A.; MARISARDO FILHO; COUTINHO, G. S.; MARTINS, F. V. 20 Design da informação nos jogos digitais. Anais do 6o CIDI - Congresso Internacional de Design da Informação | 5oInfoDesign Brasil | 6oCongic. Recife-PE.
  • [14] PETTERSSON, R. 2012. It depends – Principles and Guidelines. Tullinge.
  • [15] REDISH, J. 2000. What’s information design? Technical Comunication Journal. Disponível em: Andlt;http://dwheelersite.com/PDFs/Articles%20for%20Reading%20List/Redish%20 What%20Is%20I nformation %20Design.pdfAndgt;. Acesso em julho de 2014.
  • [16] SIMLINGER, P. 2007. Information Design: Core Competencies. What information designers know and can do. Disponível em: Andlt; http://www.iiid.net/PDFs/idxPublication.pdfAndgt;. Ultimo acesso em: 26 de julho de 2014.
  • [17] SLESS, D. 2005. Designing for safety: a guide to my presentation. Disponível em: Andlt;http://www.socap.org.au/files/3MJUHPNINY/David%20Sless.pdfAndgt;. Acesso: julho de 2014.
Como citar:

Araújo, Giselle; López, Yelitza; Coutinho, Solange; "Levantamento bibliográfico: análise comparativa entre metodologias de design da informação e jogos didáticos e não didáticos de tabuleiro", p. 386-397 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_189

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações