Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Leitura infantil: aspectos metodológicos e avaliativos envolvendo legibilidade e leiturabilidade

Children’s reading: methodological and evaluative techniques involving legibility and readability

Lourenço, Daniel Alvares; Coutinho, Solange Galvão;

Poster:

Este artigo tem como objetivo responder a seguinte questão: Como são realizados os testes de legibilidade com leitores iniciantes? Assim como, pretende discutir como o pesquisador/designer da informação, voltado para estudos de legibilidade e leiturabilidade, deve se comportar em testes com crianças. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as técnicas mais utilizadas acerca do tema, bem como descritas diversas pesquisas realizadas na Inglaterra e no Brasil envolvendo a leitura de crianças. Como resultado, foram apontadas três problemáticas: (a) aspectos relacionados ao comportamento de leitores iniciantes no processo experimental, como por exemplo, o fato das crianças se cansarem rapidamente durante os testes; (b) a constância no uso de testes de preferência; e, (c) a importância da participação do pesquisador a frente de sua pesquisa e do pesquisado.

Poster:

This article aims to answer the following question: How are readability tests performed with beginning readers? The article will also discuss the manner in which information researchers/designers, focussing on legibility and readability studies, should behave in tests with children. We conducted a review of the literature on the techniques that are most employed for this field of study, including descriptions of several studies conducted in the UK and Brazil involving children’s reading. As a result, three major problems were identified: (a) aspects related to the behaviour of beginning readers during the experimental process, for example, the fact that children tire quickly while testing; (b) consistency in the use of preferred tests, and (c) the importance of the researcher’s participation regarding the research and those being researched.

Palavras-chave: legibilidade, leiturabilidade, tipografia para crianças, legibility, readability, typography for children,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_36

Referências bibliográficas
  • [1] COGHILL, V. (1980). Can children read familiar words set in unfamiliar type? Information Design Journal, p. 254- 260.
  • [2] ERICSSON, K. A., Andamp; SIMON, H. A.(1993). Protocolanalysis: Verbal reports as data (revised edition).Cambridge, MA: Bradford books/MIT Press.
  • [3] FISHER, S. R. (2006). História da Leitura. Tradução: Cláudia Freire. São Paulo: Editora UNESP.
  • [4] GUSMÃO, G. (2004). AlphaBetica: família tipográfica para leitores iniciantes. (Monografia não publicada). Recife, 200 Curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco. Recife.
  • [5] HUGHES, L. E.; WILKINS, A. J. (2000). Typography in children’s reading schemes may be suboptimal: Evidence from measures of reading rate. Journal of Research in Reading, v. 23, n. 3, p. 314-324.
  • [6] DUNCKER, K.; LEES, L. S. (1945). Psychological Monographs, Vol 58(5), i-113.
  • [7] LOURENÇO, D. A. (2011). Tipografia para Livro de Literatura Infantil: Desenvolvimento de um guia com recomendações tipográficas para designers (Dissertação de mestrado não publicada) Programa de Pós-graduação em Design na UFPR. Curitiba, Paraná.
  • [8] TINKER, M. A. (1963). Legibility of print: Iowa State University Press, Ames.
  • [9] TINKER, M. A. (1965). Bases for effective reading. Minneapolis: University of Minneapolis,
  • [10] TWYMAN, M. L. (1981). Articulating graphic language: a historical perspective. In: Merald E. Wrolstad Andamp; Dennis F. Fisher (Eds). Towards a new understanding of literacy, Nova York: Praeger Special Studies, pp.188-251, 1981.
  • [11] ROSE, J. (2005). Análise Comportamental da aprendizagem da leitura e escrita. Revista Brasileira De Análise do Comportamento/Brazilian Journal of Behavior Analysis, v.1, no. 1, 29-50.
  • [12] RUMJANEK, L. (2009a). Tipografia para crianças: um estudo sobre legibilidade. (Dissertação de mestrado não publicada) Programa de Pós-graduação em Design da UERJ.
  • [13] RUMJANEK, L. (2009b). Construção de textos para estudo de legibilidade com crianças em processo de alfabetização. Anais do 9° USIHC.
  • [14] RUMJANEK, L. (2008). Tipografia para crianças: estudos de legibilidade. Anais do PAndamp;D Design. Escola Superior de Desenho Industrial-Esdi/UERJ, Rio de Janeiro.
  • [15] SASSOON R.(1993). Through the eyes of a child: perception and type design. In R. Sassoon (ed) Computers and typography. Oxford: Intellect Books, pp.150-77.
  • [16] ZACHRISSON, B. (1965). Studies in the legibility of printed text. Uppsala: Almqvist Andamp; Wicksell.
  • [17] WALKER, S.; REYNOLDS, L. (2003). Serifs, sans serifs and infant characters in children''s reading books. Information Design Journal 11, 2/3, pp.106-22.
Como citar:

Lourenço, Daniel Alvares; Coutinho, Solange Galvão; "Leitura infantil: aspectos metodológicos e avaliativos envolvendo legibilidade e leiturabilidade ", p. 1104-1111 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_36

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações