Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Legibilidade e leiturabilidade: a correlação entre leitura e escrita a partir de opiniões de professores do ensino fundamental

Legibility and readability: the correlation between reading and writing from the opinions of primary school teachers

Lourenço, Daniel Alvares; Coutinho, Solange G.;

Poster:

Este artigo tem como objetivo apontar e discutir a opinião dos professores do primeiro e segundo ano do ensino fundamental a partir de questionários qualitativos em relação ao processo de ensino da leitura e da escrita. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto. Além disso, foram inseridas considerações importantes relacionando leitura e escrita. Percebeu-se que os professores tem muito a contribuir na pesquisa e que são essenciais para se ter mais conhecimento sobre a aquisição da leitura referente aos leitores iniciantes. Além disso, notou-se a importância de se considerar aspectos do ensino da escrita em pesquisas envolvendo legibilidade e leiturabilidade.

Poster:

The aim of this article is to describe and discuss the opinions of first and second year elementary school teachers regarding the processes involved in teaching reading and writing, using qualitative questionnaires. A literature review was conducted about the subject. In addition to this, important considerations were also included relating reading and writing. It was observed that teachers have much to contribute to research, and are essential when seeking to obtain greater knowledge of reading acquisition in beginning readers. Furthermore, we also realized how important it is to consider aspects regarding the teaching of writing in research involving legibility and readability.

Palavras-chave: legibilidade, leiturabilidade, leitura e escrita, legibility, readibility, reading and writing,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_98

Referências bibliográficas
  • [1] BRANDÃO, A. C. Andamp; Spinillo, A. G.(1998). Aspectos gerais e específicos na compreensão de textos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 11 (2), 253-272.
  • [2] CUNHA, U. (2010). Leitura E Escrita No Ensino Fundamental, (Res) Significando O Trabalho Com Gêneros Textuais. Práxis Educacional. V.6, n.8. Vitória da Conquista.
  • [3] FISHER, S. R. (2006) História da Leitura. Tradução: Cláudia Freire. São Paulo: Editora UNESP.
  • [4] FRASCARA, J. (2003) Optometry, legibility and readability in information design. Select Readings of the Information Design International Conference. SBDI/ The Brazilian Society of Information Design.
  • [5] FERREIRO, E.Andamp; TEBEROSKY, A. (1999). Psicogênese da Língua Escrita. 4ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
  • [6] ROCCO, M. T. (1996). Leitura e escrita na escola: algumas propostas. Em Aberto, Brasília, ano 16, n.69, jan./mar.
  • [7] SASSOON, R. Andamp; WILLIAMS, A. (2000). Why sasson? Artigo completo.
  • [8] SASSOON, R.(1993). Through the eyes of a child: perception and type design. In R. Sassoon (ed) Computers and typography. Oxford: Intellect Books, pp.150-77.
  • [9] WALKER Andamp; REYNOLDS (2003). Serifs, sans serifs and infant characters in children''s reading books. Information Design Journal 11, 2/3, pp.106-22.Ano:2003.
Como citar:

Lourenço, Daniel Alvares; Coutinho, Solange G.; "Legibilidade e leiturabilidade: a correlação entre leitura e escrita a partir de opiniões de professores do ensino fundamental", p. 1137-1152 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_98

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações