Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

LEARNING ENGLISH THROUGH SPORTS: AN INTERDISCIPLINARY PROJECT WITH FIELD HOCKEY AND LANGUAGE

FINCO, Mateus David; HERPSON, Jérémie;

Artigo Completo:

Projetos interdisciplinares têm sido utilizados ultimamente como um importante recurso para a educação. Estes estão baseados no desenvolvimento de constante interação entre diferentes disciplinas e metodologias. O objetivo geral deste estudo foi observar a motivação e o envolvimento de um grupo de estudantes aprendendo Inglês, em um nível intermediário, com a prática do esporte Hóquei sobre Grama. A amostra desta pesquisa foi composta por oito adolescentes do sexo feminino, com idades entre 12 a 14 anos de idade. Atividades físicas foram desenvolvidas em sessões de uma hora, com a periodicidade semanal, durante o período de três meses. As aulas foram lecionadas em um total de duas horas em cada encontro. Uma hora da aula foi subdividida para a introdução (geralmente envolvendo conteúdos históricos, regras e características da modalidade de Hóquei sobre Grama), e também exercícios do livro de atividades da escola de idiomas, envolvendo as habilidades de escrever, escutar, ler e falar (writing, listening, reading, speaking). Logo após, as atividades foram estruturadas em uma hora de atividades práticas, onde o foco principal foi nas habilidades de escutar e falar (listening, speaking) com o grupo interagindo em atividades físicas de técnicas e táticas do Hóquei sobre Grama. Como resultados deste estudo, foi possível observar que as estudantes tiveram muito mais oportunidade de interação comparado a um aula regular em sala de aula. Juntamente, o entusiasmo e engajamento foi mais intenso durante o projeto, pois a curiosidade e busca de conhecimento para aprender mais sobre a modalidade de Hóquei na Grama estiveram presentes, assim como vocabulário específico e cultural sobre a modalidade. Conclui-se que múltiplas habilidades podem ser melhor desenvolvidas quando os estudantes podem aprender em diferenciados ambientes, com a oferta de diferentes desafios propostos pelos professores. Este projeto interdisciplinar pode auxiliar os estudantes a evoluir mais em suas habilidades comunicativas.

Artigo Completo:

Palavras-chave: interdisciplinaridade; esportes; idiomas,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-048

Referências bibliográficas
  • [1] CHAPMAN, E. Alternative approaches to assessing student engagement rates. Practical Assessment, Research & Evaluation Journal, n. 8, v. 13, 2003.
  • [2] HILLMAN, C. et al. The effect of acute treadmill walking on cognitive control and academic achievement in preadolescent children. Neuroscience, n. 159, v. 1, 2009.
  • [3] IVANITSKAYA, L. et al. Interdisciplinary Learning: process and outcomes. Innovative Higher Education. v. 27, 2nd ed., december 2002.
  • [4] KLEIN, J. T. Interdisciplinarity: History, Theory and Practice. Detroit: Wayne State University Press, 1990.
  • [5] MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Scientific Methodology. 6th ed., São Paulo: Atlas, 2008.
  • [6] MORAN, J. Interdisciplinarity. 2nd ed., New York: Routledge, 2010.
  • [7] SCHUNK, D. et al. Motivation in Education: Theory, research and applications. New Jersey: Pearson, 2008.
  • [8] STONE, W.; KLEIN, D. Long-term exercisers: What can we learn from them? ACSM’s Health and Fitness Journal, n. 8, v. 2, 2004.
  • [9] STRONG, W. B. et al. Evidence Based Physical Activity for School-aged Youth. The Journal of Pediatrics, n. 146, v. 6, 2005.
  • [10] US DEPARTMENT OF HEALTH AND HUMAN SERVICES. Youth Physical Activity: The Role of Schools, 2009. Available at: . Access on: 12 nov. 2015.
  • [11] WEINBERG, R.; GOULD, D. Foundations of sport and exercise psychology. Champaign, IL: Human Kinetics, 20
Como citar:

FINCO, Mateus David; HERPSON, Jérémie; "LEARNING ENGLISH THROUGH SPORTS: AN INTERDISCIPLINARY PROJECT WITH FIELD HOCKEY AND LANGUAGE", p. 611-619 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-048

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações