Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

LAS MNEMOTECNICAS EN LA ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE ELE EN EL PROYECTO GUAMÁ BILINGÜE

LEITE DE LIMA, Jacqueline Augusta; LEITE DE LIMA, Jacqueline Augusta; PAULA CHAVES, Daniele Mendonça de;

Artigo Completo:

Nos dedicamos a apresentar como as técnicas de memória auxiliam no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira para os alunos do projeto Guamá Bilíngue. Desde a elaboração do material didático, seguida por sua aplicação em sala de aula, até as respostas dos alunos, cada passo onde é possível verificar as técnicas de memória, como a repetição de estruturas conhecidas, o uso de vocabulário próximo ao português, a relação com os conteúdos que estão presentes na vida do aluno que são utilizados na didática do projeto e na retórica dos professores como ferramentas para facilitar o processo de aprendizagem de E/LE. Segundo Taylor (1987) y Yates (2007), ao analisar outros estudiosos, as técnicas de memória são muito influentes na formação social e ideológica desde seus usos na retórica religiosa até na colonização do novo mundo. Para o desenvolvimento desta pesquisa o trabalho teve um carácter documental e bibliográfico, analisando não somente o material didático utilizado em sala, como também anotações dos professores do projeto. O embasamento teórico está centrado em estudos da teoria de aprendizagem significativo (Ausubel apud Moreira e Mansini, 1982); as técnicas de memória (Taylor, 1987 y Yates, 2007) e aprendizagem de LE (Molina, 2000). Concluímos mediante análises bibliográficos e experiências vividas nas aulas do projeto que os alunos utilizam consciente e inconscientemente técnicas de memorias para adquirir suas competências en língua estrangeira além de passarem por uma mudança crítica no meio social, que é um dos objetivos do projeto Guamá Bilíngue.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Mnemotécnicas, Ensino/Aprendizagem, Guamá Bilíngue,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-019

Referências bibliográficas
  • [1] AUSUBEL, N-H. Psicología Educativa: Un punto de vista cognoscitivo. 1983. 2° Ed. TRILLAS, México.
  • [2] GONZÁLEZ, M. En torno al sentido de la enseñanza de las literaturas de lengua española en la Universidad Brasileña. In: CORDEIRO et al (org.). Hispanismo no brasil: reflexões e sentidos em construção. São Carlos: Pedro & Joao Editores. São Paulo, 2014, p. 175-190
  • [3] LIMA, J. A. L. de; PAIVA, R, de C. El uso de los textos como base y apoyo en la enseñanza del e/le. In: TIRLONI, Larissa Paula; MARINHO, Marcelo; CORTEZ, Mariana (Org.). Encontro Internacional de Letras, ed. 8. JORNADAS LATINOAMERICANAS DE LINGUAGENS E CULTURA, ed. 1. JORNADINHAS DE LITERATURA INFANTIL E ENSINO, ed. 1. 2014, Foz do Iguaçu/PR. Unioeste/Unila, 2014, p. 695-699. Anais.
  • [4] MOLINA, J. L. La literatura infantil y juvenil en la enseñanza-aprendizaje de la lengua y literatura. Instituto de Estudios Almerienses. Almería, 2000.
  • [5] MOREIRA, M A. & MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes. 1982
  • [6] NASCIMENTO, M. B. B. La literatura de lengua española en los cursos fundamental y medio: ¿eso importa? In: CORDEIRO et al (org.). Hispanismo no brasil:reflexões e sentidos em construção. São Carlos: Pedro & Joao Editores. São Paulo, 2014, p. 155-173.
  • [7] PAIVA, R. de C. Guamá Bilingüe: la enseñanza de español multicultural para alumnos en situación de riesgo social. In: COLLOQUE « LES LANGUES LATINES ET L’INTERCULTURALITE. Moscou: Editora Universitaria, 2012, p. 106-110.
  • [8] PARDO FORTES MONTSERRAT, N, 200 «Los textos literarios en el aula de E/LE»-www.educacion.gob.es/.../redele/...RedEle/.../201. Accedido en 28 de Octubre de 2016.
  • [9] ROSSI, P. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias / Paolo Rossi; tradução Nilson Moulin. – São Paulo: Editora UNESP, 2010.
  • [10] SANTOS, A. C El texto literario: su importancia en la enseñanza y aprendizaje de E/LE. In: BENÍTEZ PÉREZ, Pedro; ROMERO GUILLEMAS, Raquel (Coords.). Actas del I Simposio de Didáctica Español para Extranjeros: Teoría y Práctica. Rio de Janeiro: Associação Hispano Brasileira Instituto Cervantes, 2004. p. 82-93.
  • [11] SAUSSURE, F de. Curso de Linguística Geral. Organizado por Charles Bally e Albert Sechehaye. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 25 ed. São Paulo: Cultrix, 1996.
  • [12] _______________. Curso de lingüística geral. Organização de Charles Bally e Albert Sechehaye com a colaboração de Albert Riedlinger. Trad. de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 24ª ed. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2002.
  • [13] TAYLOR, René. El Arte De La Memoria En El Nuevo Mundo. Madrid: editorial Swan colonia inglesa, 1987.
  • [14] VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
  • [15] YATES, Frances. A Arte Da Memoria. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2007
Como citar:

LEITE DE LIMA, Jacqueline Augusta; LEITE DE LIMA, Jacqueline Augusta; PAULA CHAVES, Daniele Mendonça de; "LAS MNEMOTECNICAS EN LA ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE ELE EN EL PROYECTO GUAMÁ BILINGÜE", p. 232-240 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-019

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações