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Laboratório de Designs para o Pluriverso: Práticas educacionais críticas no ensino de Design

Design Laboratory for the Pluriverse: Critical Educational Practices in Design Education

OLIVEIRA, Lívia ; IBARRA, Maria Cristina ;

Artigo:

O presente artigo é fruto de reflexões e análises envolvendo a necessidade de incorporar práticas críticas no ensino e pesquisa em Design. Nesse artigo, propusemos compartilhar práticas educacionais participativas ocorridas no “Laboratório de Designs para o Pluriverso”, grupo de estudos realizado no departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A partir dos conceitos de pluriversalidade, interexistência, relacionalidade e práticas para um design menos antropocêntrico, desdobrado por quatro autores, propomos problematizar teorias universalizantes propostas pelas escolas de design do século XX, e agregar epistemologias colaborativas que possibilitem a construção de um design relacional (ESCOBAR, 2018). Em seguida, apresentamos ações e métodos realizados na disciplina, orientados para a pluriversalidade. Finalizamos, fundamentando a relevância dessas práticas na formação de designers que repensem a vulnerabilidade dos povos indígenas da Amazônia e desigualdades sistêmicas de raças e gêneros no mundo.

Artigo:

The present article is the result of reflections and analysis involving the need to incorporate critical practices in Design teaching and research. The research proposes to share participative educational practices that took place in the "Laboratório de Designs para o Pluriverso", a study group held in the Design department of the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). From the concepts of pluriversality, interexistence, relationality and practices for a less anthropocentric design unfolded by four authors, it is proposed to problematize universalizing theories proposed by 20th century design schools and to add collaborative epistemologies that enable the construction of a relational design (ESCOBAR, 2018). Next, actions and methodologies carried out in the discipline oriented to pluriversality are presented. We conclude by substantiating the relevance of these practices in the training of designers who rethink the vulnerability of indigenous peoples of the Amazon and systemic inequalities of race and gender in the world.

Palavras-chave: pluriverso; design social; design com mais-que-humanos, design crítico.,

Palavras-chave: pluriverso; social design; design with more-than-humans, critical design.,

DOI: 10.5151/ped2022-3514374

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Como citar:

OLIVEIRA, Lívia; IBARRA, Maria Cristina; "Laboratório de Designs para o Pluriverso: Práticas educacionais críticas no ensino de Design", p. 3776-3791 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3514374

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