Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Kidults, Mario Bros. e Pikachu: uma breve análise sobre a influência da cultura pop japonesa no design.

-

COTRIM, Michelle de Alvarenga Pinto; HORTA, Anderson; RIBEIRO, Rita Aparecida da Conceição;

Resumo:

O presente artigo discute as influências da cultura pop japonesa sobre a produção e consumo de design no Brasil, mais especificamente dentre os jovens adultos. São levantados dados sobre a história das relações culturais entre os dois países, bem como sobre as produções midiáticas de origem nipônica veiculadas em redes nacionais desde a década de 60 até os dias atuais, perpassando universos digitais, principalmente o dos videogames. São postas em pauta as consequências das influências dessas produções no consumo dos jovens adultos na contemporaneidade, interpretando suas ações de consumo pelo viés da teoria dos Kidults (Furedi, 2004). Esta teoria é correlacionada à abordagem do design como proposta de Verganti (2012) no intento de compreender o contexto de produção de design influenciado pelo fenômeno da Japanificação (West, 2009). As linhas de produtos Vans e Havaianas estampadas pelo universo de Mario Bros são exemplos analisados sob a ótica das questões abordadas.

Resumo:

-

Palavras-chave: Design; Japanificação; Consumo Jovem,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Projética

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

COTRIM, Michelle de Alvarenga Pinto; HORTA, Anderson; RIBEIRO, Rita Aparecida da Conceição; "Kidults, Mario Bros. e Pikachu: uma breve análise sobre a influência da cultura pop japonesa no design.", p. 6050 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Projética

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações