Resumo - Open Access.

Idioma principal

Juventude e escolarização: propostas para práticas pedagógicas

BHERING, Mariana Cunha ;

Resumo:

A pesquisa terá como foco o estudo da juventude e educação escolar no Brasil. Será analisado quais as concepções sobre juventude abordadas nos estudos de 50 teses e dissertações na área da educação nos anos de 2011 e 2012. Assim, será analisado os indicativos de propostas para prática escolar e políticas públicas. O foco das produções com a temática está na área da educação, são referencia dois estudos : “Série estado do conhecimento: juventude e escolarização (1980-1998)” sob coordenação de Marília Pontes Sposito (2002). O outro estudo: O Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006), no qual analisa entre outras temáticas, a juventude e escola. (SPOSITO, 2009) Em referência a estes estudos importantes para a temática da juventude nas Ciências Sociais e na educação reforça-se a pertinência de mais estudos que analise as produções acadêmicas recentes e que indique reformulações ou indicativos de práticas educativas.

Resumo:

Palavras-chave: juventude, educação escolar e prática educativas,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/socsci-secunifesp-024

Referências bibliográficas
  • [1] ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação. N.6. 1997.
  • [2] AUBERT; Adriana, FLECHA; Ainhoa, GARCIA; Carme, FLECHA; Ramón e RACIONERO; Sandra. Aprendizaje dialógici en la sociedad de la información. Hipatia Editorial, Barcelona, 2008.
  • [3] BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70, Lisboa, 1977.
  • [4] BRASIL, Ministério da Educação. Documento orientador do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. 2013 Disponivel em Andlt; http://pactoensinomedio.mec.gov.br/index.php?option=com_contentAndamp;view=articleAndamp;id=41Andamp;Itemid=116 Andgt; Acesso em 5.ago.201
  • [5] BRASIL. EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 59, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 Disponível em: Andlt;http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc59.htm) Acesso em: 1 ago. 2014.
  • [6] BRASIL. Estatuto da Juventude. LEI Nº 12.852, DE 5 DE AGOSTO DE 2013. Disponível em Andlt; http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htmAndgt; Acesso em: 1ago.2014
  • [7] BOURDIEU, Pierre. A “juventude” é só uma palavra in Questões de Sociologia. Editora Fim do Século. Lisboa. 2003.
  • [8] CARRANO, Paulo César Rodrigues. Identidades juvenis e escola. in Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. — Brasília : UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.
  • [9] FREIRE, Paulo.Pedagogia do oprimido.17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
  • [10] ___________Pedagogia da Esperança. Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
  • [11] FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura. In:____________. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
  • [12] GIMENO SACRISTÁN, J. O que significa o currículo? In: ________ (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16-35.
  • [13] MARGULIS, M.; URRESTI, M. (1996). La juventud es más que una palabra. Ensayos sobre cultura y juventud (Cap 1). Buenos Aires: Editorial Biblos.
  • [14] ______________________ (1998). La construcción social de la condición de juventud. En H. Cubides; M. Laverde y C. Balderrama (Ed.). Viviendo a Toda. Jóvenes, territorios culturales y nuevas sensibilidades, (pp 3-21). Bogotá: Siglo del Hombre.
  • [15] SPOSITO, Marilia (Coor.). O Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Argumentum: Belo Horizonte. 2009.
  • [16] SPOSITO, Marília Pontes Sposito. CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventude e políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Educação. N. 24. 2003.
  • [17] FANFANI Emilio Tenti. Culturas jovens e cultura escolar. In: Seminário “Escola Jovem: um novo olhar sobre o ensino médio”, 2000, Brasília. Anais eletrônico
  • [18] Anais Eletrônico. Disponível em: Andlt;http://www.mec.gov.br/semtec/ensmed/artigosensaios.shtmAndgt; Acesso em: 11
  • [19] ago.2014.
  • [20] WILLIAMS, Raymond. Cultura. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. Capítulo 8 (p. 205-231).
  • [21] __________. Cultura e sociedade de Caleridge a Orwell. Petrópolis: Vozes, 2011 (p. 321-361)
Como citar:

BHERING, Mariana Cunha; "Juventude e escolarização: propostas para práticas pedagógicas", p. 149-154 . In: Anais do VII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - (des)Identidade Nacional [=Blucher Social Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/socsci-secunifesp-024

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações