Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Jornalismo e design da informação: apontamentos para a coautoria

Medeiros , Yara ;

Artigo completo:

O artigo buscacompreender se há um lugar de coautoria entre jornalistas e designers naprodução de cadernos especiais e como essa produção pode ser considerada designda informação. Procura-se entender o limiar entre o design editorial e o designda informação e se a informação jornalística deve ter sua própria nomenclaturade design dadas as suas particularidades. Para tanto são observados em caráterexploratório dois exemplos de cadernos especiais produzidos pelo jornal O Povo, concentrando a análise na visualidadedo layout impresso e no editorial gráfico da edição. As reflexões sugerem acoautoria quando o designer produz o conteúdo e sua participação é fundamentaltornando o artefato jornalístico um produto de design da informação.

Artigo completo:

Palavras-chave: Infodesign, design editorial, design jornalístico, cadernos especiais, jornal,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-031

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, Gui. 2000. Do material ao digital. São Paulo: Blücher. CALDWELL, Cath; ZAPPATERRA, Yolanda. Design editorial: jornais e revistas / mídia impressa e digital. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. DICELLI, Gil. Editorial gráfico: vias de água. 2016a. In: O POVO. À espera de Francisco, Caderno especial, Fortaleza.
Como citar:

Medeiros , Yara; "Jornalismo e design da informação: apontamentos para a coautoria", p. 322-327 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-031

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações