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Newsgames de Letramento: formato interativo com base em notícias jornalísticas

Newsgames de Letramento: formato interativo com base em notícias jornalísticas

Paulino, Rita de Cássia Romeiro; Marciano, Carlos; Ventura, Mariane; Carvalho, Frederico S. M. de;

Artigo:

Neste artigo abordamos um Relato de Experiência Prática desenvolvida em sala de aula que promoveu o desenvolvimento jogos digitais com base em notícias jornalísticas, também conceituado na literatura como Newsgames (FRASCA et al., 2003; MARCIANO, 2017). Essa prática aconteceu no segundo semestre de 2018, no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e resultou em quatro jogos desenvolvidos por alunos de Pós-Graduação, Graduação e Jornalistas profissionais. Diante do potencial de aplicação que as tecnologias demonstram na área Jornalística e Educacional, este trabalho visa fomentar a inserção dos newsgames como ferramenta de letramento, pautando-se em um estudo de caso sobre o desenvolvimento desses jogos em um ambiente acadêmico. Como continuidade a este processo, apresentamos neste artigo alguns resultados de aplicação de um questionário com alunos de Jornalismo para verificar a efetividade e experiência na interação do jogo intitulado "Mete a Colher" – com base na notícia A violência contra a mulher não tem endereço. Após a finalização e divulgação dos jogos, aplicamos um questionário sobre o jogo "Mete a Colher" com base nas Abordagens Trianguladas de Usabilidade (ATU) para identificar a experiência dos participantes e promover a reflexão sobre a notícia.

Artigo:

Neste artigo abordamos um Relato de Experiência Prática desenvolvida em sala de aula que promoveu o desenvolvimento jogos digitais com base em notícias jornalísticas, também conceituado na literatura como Newsgames (FRASCA et al., 2003; MARCIANO, 2017). Essa prática aconteceu no segundo semestre de 2018, no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e resultou em quatro jogos desenvolvidos por alunos de Pós-Graduação, Graduação e Jornalistas profissionais. Diante do potencial de aplicação que as tecnologias demonstram na área Jornalística e Educacional, este trabalho visa fomentar a inserção dos newsgames como ferramenta de letramento, pautando-se em um estudo de caso sobre o desenvolvimento desses jogos em um ambiente acadêmico. Como continuidade a este processo, apresentamos neste artigo alguns resultados de aplicação de um questionário com alunos de Jornalismo para verificar a efetividade e experiência na interação do jogo intitulado "Mete a Colher" – com base na notícia A violência contra a mulher não tem endereço. Após a finalização e divulgação dos jogos, aplicamos um questionário sobre o jogo "Mete a Colher" com base nas Abordagens Trianguladas de Usabilidade (ATU) para identificar a experiência dos participantes e promover a reflexão sobre a notícia.

Palavras-chave: Newsgames, Jornalismo, Pesquisa Prática Experimental, Experiência do Usuário (UX), Interatividade,

Palavras-chave: Newsgames, Jornalismo, Pesquisa Prática Experimental, Experiência do Usuário (UX), Interatividade,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-16

Referências bibliográficas
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Como citar:

Paulino, Rita de Cássia Romeiro; Marciano, Carlos; Ventura, Mariane; Carvalho, Frederico S. M. de; "Newsgames de Letramento: formato interativo com base em notícias jornalísticas", p. 185-199 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-16

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