Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

JOGO PARA INCENTIVAR A SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS

GAME TO ENCOURAGE THE SOCIALIZATION AND LEARNING OF AUTISTIC CHILDREN

Silva, Letícia de Andrade ; Silva, Claudio Henrique da ;

Poster:

Na sociedade contemporânea, o convívio social e a comunicação são de vital importância para que consigamos exercer nosso papel como cidadão no mundo. Interagir com as pessoas e conseguir se comunicar com clareza são aspectos necessários na vida de todo ser humano, no entanto autistas podem apresentar reais dificuldades para realizar essas atividades. O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento da pessoa. O propósito do presente trabalho foi desenvolver um jogo que incentivasse a socialização e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista. O projeto foi realizado seguindo a metodologia de jogos desenvolvida pelo designer Ian Schreiber. O jogo foi testado em turmas com e sem crianças autistas. Os resultados preliminares foram promissores embora novas aplicações do jogo em um maior número de turmas mostrem-se necessárias para a pesquisa.

Poster:

In contemporary society, social interaction and communication are of vital importance, so we're able to exercise our role as a citizen in the world. Interacting with people and being able to communicate clearly are necessary aspects in every human being's life, however, autistic individuals may present real difficulties in carrying out these activities. Autism is a change that affects a person's ability to communicate, socialize, and behave. The purpose of the present work was to develop a game that encourages the socialization and learning of children with Autism Spectrum Disorder. The project was made following the games' methodology developed by the designer Ian Schreiber. The game was tested in classes with and without autistic children. The Preliminary results were promising, although new applications of the game in a larger number of classes prove necessary for the research.

Palavras-chave: Jogo, aprendizagem, autismo infantil,

Palavras-chave: Game, learning, infant autism,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0200

Referências bibliográficas
  • [1] ABRA, A definição do que é o autismo, Disponível em: Acesso em: 05 de abril. 2016.
  • [2] BLUCHER, Edgar. Ergonomia: Projeto e produção. São Paulo, 2005.
  • [3] CDC, Fatos sobre o autismo. Disponível em:http://www.cdc.gov/ncbddd/autism/facts.html> Acesso em: 12 de abril. 2016.
  • [4] CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE, Conscientização do autismo. Disponível em: Acesso em: 01 de abril. 2016.
  • [5] FERNANDES, Edicléa. Acessibilidade e inclusão social. Rio de Janeiro, 2008.
  • [6] GAME DESIGN CONCEPTS. Como fazer jogos. Disponível em: Acesso em: 20 de setembro.
  • [7] ONG AUTISMO E REALIDADE, O que é o autismo. Disponível em: Acesso em: 01 de Março. 2016.
  • [8] PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. 6. ed. São Paulo, Rio deJaneiro: Difel, 1980.
  • [9] MARGOLIN ,V. Politics of the Artificial.University Of Chicago Press, 3ª Edição. Chicago, 2002. p.61.
  • [10] MANUAL DSM-5, Definição de Autismo e suas intensidades. Disponível em: Acesso em: 02 de fev. 2017.
  • [11] MEC, Informações sobre a Língua Inglesa. Disponível em: Acesso em: 07 de nov. 2017.
  • [12] NARDI, Henrique. UNESP em entrevista para graduando da USP. Disponível em: Acesso em: 14 de Jun. 2016
  • [13] ROCHESTER INSTITUTE OF TECHNOLOGY, Sobre Ian Schrieber. Disponível em: Acesso em: 22 de nov. 2016
  • [14] TOLEDO, Cristina. O brincar e a constituição de identidades. Rio de Janeiro, Niterói, 2008.
Como citar:

Silva, Letícia de Andrade; Silva, Claudio Henrique da; "JOGO PARA INCENTIVAR A SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS", p. 1910-1918 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0200

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações