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Jogo de Tabuleiro “Programming” — uma nova estratégia pedagógica para o ensino e a aprendizagem de Algoritmo

Board Game “Programming” — a new pedagogical strategy for the teaching and learning of Algorithm

Melo, Marcos Gabriel Rodrigues; Dias, Clara Larissa Duarte Trajano; Sales, Yasmim da Silva; Wanderley, Eduardo Garcia; Wanderley, Renata Garcia;

Artigo completo:

A disciplina “Algoritmos” é componente do currículo do curso técnico em Informática do IFPE - Garanhuns. Nela, os estudantes possuem o primeiro contato com os conceitos de lógica e linguagem de programação. Apesar disso, um estudo realizado pela coordenação de curso aponta que nos últimos anos a taxa de reprovação nesta tem sido superior a 50%. Diante dessa problemática, observa-se a necessidade da criação e inserção de novas estratégias didático-pedagógicas no ensino e a aprendizagem da disciplina em questão, e os jogos são uma dessas possíveis estratégias. Assim sendo, essa pesquisa busca construir um jogo de tabuleiro para o ensino de Algoritmos. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa projetual fundamentada em pesquisas bibliográficas nas áreas da Educação, Ciência da Computação e Design da Informação. Como resultado final desta pesquisa foi desenvolvido o “Programming”, um jogo de tabuleiro em trilha com enfoque no ensino de algoritmos, lógica e lógica de programação. A versão atual do jogo conta com 3 modalidades, sendo duas baseadas em linguagens de programação (Portugol e Java) e outra que aborda apenas o raciocínio lógico-abstrato (modalidade Arbitrária).

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The subject "Algorithms" is part of the syllabus of the technical course in information technology of IFPE - Garanhuns. In it, students have the first contact with the concepts of logic and programming language. Despite this, a study carried out by course coordination points out that in recent years the reprobation rate in this one has been higher than 50%. Facing this problem, it is necessary to create and insert new didactic-pedagogical strategies for the teaching and learning of the subject in question and the games are one of these possible strategies. Therefore, this research seeks to construct a board game for the teaching of Algorithms. For this, a research project was developed based on bibliographic research in the areas of Education, Computer Science and Information Design. As a final result of this research was developed "Programming", a track board game with a focus on teaching algorithms, logic and programming logic. The current version of the game has 3 modes, two of them based on programming languages (Portugol and Java) and another that deals only with logical-abstract reasoning (Arbitrária mode).

Palavras-chave: Algoritmos, design, jogo, aprendizagem,

Palavras-chave: Algorithms, design, game, learning,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-6.0025

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Como citar:

Melo, Marcos Gabriel Rodrigues; Dias, Clara Larissa Duarte Trajano; Sales, Yasmim da Silva; Wanderley, Eduardo Garcia; Wanderley, Renata Garcia; "Jogo de Tabuleiro “Programming” — uma nova estratégia pedagógica para o ensino e a aprendizagem de Algoritmo", p. 2574-2581 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0025

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