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Iterato: método para o design de objetos digitais interativos

Iterato: method for designing interactive digital objects

GONÇALVES, Berenice Santos ; FADEL, Luciane ; BATISTA, Claudia Regina ; WOLOSZYN, Maíra ;

Artigo:

O design de interação tem avançado ao identificar a complexidade da relação dos indivíduos com os objetos digitais. Assim, além de observar e refletir sobre a atual condição de interação dos indivíduos com os objetos digitais, cabe ao Design rever seus processos. Este artigo propõe o método Iterato para o design conceitual de objetos digitais. O método foi desenvolvido a partir de uma extensa revisão de literatura e pesquisa de campo. É constituído por quatro fases: pesquisa e análise, síntese e conceito, estrutura e design sensorial. Em cada fase do projeto são criados entregáveis de diferentes níveis de fidelidade e empregados na avaliação junto aos interatores, a partir de contextos de uso. A avaliação é um processo constante e iterativo, pois os resultados informam os ajustes na interface, na navegação, na interação, e no conteúdo. O método promove a criação de significados pelo interator através da interação como diálogo.

Artigo:

Interaction design has advanced by identifying the complexity of the relationship between individuals and digital artifacts. Thus, besides observing and reflecting on the current condition of individuals' interaction with digital objects, it is up to the design to review its processes. This paper presents the Iterato method for creating digital artifacts. The method was developed over five years of extensive literature review and field research. The method consists of four phases: research and analysis, synthesis and concept, structure and sensory design. Each phase creates prototypes with different levels of fidelity, which are used in the evaluation with interactors from scenarios and contexts of use. The assessment is a constant and iterative process because the results inform adjustments in the interface, navigation, interaction, and content. The method promotes the creation of meaning by the interactor through interaction as a dialog.

Palavras-chave: Design digital; Método; Processo iterativo.,

Palavras-chave: Digital design; Method; Iterative process.,

DOI: 10.5151/ped2022-4789687

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Como citar:

GONÇALVES, Berenice Santos; FADEL, Luciane; BATISTA, Claudia Regina; WOLOSZYN, Maíra; "Iterato: método para o design de objetos digitais interativos", p. 2290-2313 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4789687

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