Artigo - Open Access.

Idioma principal

INVESTIGAÇÃO DO SINAL AMPEROMÉTRICO NA PAREDE EXTERNA DE UM BIOSSENSOR DO TIPO DISCO DE BIOFILME POROSO

INVESTIGATION OF THE AMPEROMETRIC SIGNAL ON EXTERNAL WALL OF A DISK-TYPE BIOSENSOR POROUS BIOFILM

SANTOS, ELICE CRISTINA SANTOS DOS ; CARDOSO, SIMONE DE AVIZ ; GOMES, LAILA DE SOUZA ; JúNIOR, MARINALDO VILAR DE SOUZA ; , ;

Artigo:

Foi realizada a investigação computacional do desenvolvimento de um biossensor amperométrico em formato de disco, acoplado a um biofilme à base de amido de mandioca (Manihot esculenta), utilizando enzimas imobilizadas do tipo tirosinase para o auxílio no processo de reação da membrana com o substrato. O software COMSOL MULTIPHISICS foi utilizado na simulação com o intuito de estudar as equações provenientes dos balanços realizados no biossensor. O dispositivo foi estudado contendo duas membranas, uma sem enzima, contendo apenas o biofilme poroso, e na segunda membrana a presença de um biofilme poroso contendo a enzima imobilizada, representando um processo difusivo sem reação e com reação, respectivamente. Os resultados obtidos a partir dos estudos feitos no software se demonstraram satisfatórios quanto à influência da porosidade no processo de difusão do substrato na membrana biopolimérica porosa, contendo a enzima imobilizada, além de contribuir para o estudo futuro de outros parâmetros, que venham contribuir na otimização do sinal de detecção do biossensor.

Artigo:

Palavras-chave: BIOSSENSOR, ENZIMAS, POROSIDADE,

Palavras-chave: BIOSENSOR, ENZYMES, POROSITY,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP62

Referências bibliográficas
Como citar:

SANTOS, ELICE CRISTINA SANTOS DOS; CARDOSO, SIMONE DE AVIZ; GOMES, LAILA DE SOUZA; JúNIOR, MARINALDO VILAR DE SOUZA; , ; "INVESTIGAÇÃO DO SINAL AMPEROMÉTRICO NA PAREDE EXTERNA DE UM BIOSSENSOR DO TIPO DISCO DE BIOFILME POROSO", p. 3220-3226 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP62

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações