Artigo premiado - Engenharia Ambiental na Indústria - Open Access.

Idioma principal

INVESTIGAÇÃO DE TANINO COMO COAGULANTE PRIMÁRIO ASSOCIADO À POLIACRILAMIDA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTE DE BIODIESEL

ROZENO, Nicolle Santos ; RIBEIRO, Elaine Angélica Mundim ; CANOBRE, Sheila Cristina ; FILHO, Guimes Rodrigues ; AMARAL, Fábio Augusto do ;

Artigo premiado - Engenharia Ambiental na Indústria:

A produção de biodiesel gera efluentes com grande capacidade poluidora se lançados em corpos d’água ou diretamente sobre o solo sem algum tipo de tratamento prévio. A presença de ácidos graxos livres, terpenóides, fosfatídeos e proteínas nos efluentes origina uma alta carga orgânica nos resíduos e impossibilita o tratamento biológico pela falta de nutrientes necessários para metabolização. Assim, o resíduo produzido deve ser tratado de forma adequada. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo estudar o tratamento de efluente de biodiesel por coagulação, investigando a influência do uso de tanino como coagulante primário obtido de fontes renováveis, estabelecendo assim uma rota de tratamento físico-químico do efluente em questão. O tratamento foi realizado inicialmente variando-se o pH de alcalinização e o pH de coagulação para investigar a melhor faixa de pH para atuação do tanino, e, posteriormente fez-se um ajuste de polieletrólito (poliacrilamida) para uma atuação mais efetiva do polímero estudado. Analisaram-se os valores de remoção de turbidez e redução de volume de lodo. A aplicação de 0,86 g/L de tanino sozinho resultou em uma redução de turbidez de >1100 NTU iniciais para 37 NTU em pH de alcalinização igual a 12 e pH de coagulação igual 8. Já após aplicação do polieletrólito, conseguiu-se uma remoção de turbidez de até 93% em relação ao tratamento apenas com tanino, e uma redução do volume de lodo de 120,3 cm3 do tratamento apenas com tanino para 111,1 cm3 após aplicação da poliacrilamida.

Artigo premiado - Engenharia Ambiental na Indústria:

Palavras-chave: Efluente de biodiesel, Coagulação, Poliacrilamida, Taninos,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-awrd-008-4998

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, E.; ASSALIN, M. R.; ROSA, M. A.; DURAN, N. Tratamento de efluentes industriais por processos oxidativos na presença de ozônio. Química Nova, 27, 818-824, 2004.
  • [2] BOLTO, B. A. Soluble polymers in water - purification. Polymer Science, 20, 987-1041, 1995.
  • [3] CARDOSO, R. G. Investigação da Floculação Aerada para Separação Sólido-líquido em Tratamento de Efluente de Transporte Rodoviário. Trabalho de Conclusão de Curso de Química Industrial, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2014.
  • [4] CORAL, L. A.; BERGAMASCO, R..; BASSETTI, F. J. Estudo da Viabilidade de Utilização do Polímero Natural (TANFLOC) em Substituição ao Sulfato de Alumínio no Tratamento de Águas para Consumo. 2nd International Workshop | Advances in Cleaner Production. São Paulo, 2009
  • [5] FONTOURA, D. A. Avaliação da eficiência: Tanino X Sulfato de Alumínio, como coagulantes no tratamento de água para consumo humano. Centro Universitário Fuvale Novo Hamburgo, 2009.
  • [6] JORGE, F, C.; BRITO, P.; PEPINO, L.; PORTUGAL, A.; GIL, H.; COSTA, R. P. Aplicações para as Cascas de Árvores e para os Extractos Taninosos: Uma Revisão. Silva Lusitana, 9, 225-236, 2001.
  • [7] MARTINEZ, F. L. Taninos vegetais e suas aplicações. Universidade de Havana, Cuba, 1996.
  • [8] MARTINS, A. A.; OLIVEIRA, R. M. S.; GUARDA, E. A. Potencial de uso de compostos orgânicos como, coagulantes, floculantes e adsorventes no tratamento de água e efluentes. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, 10, 2014.
  • [9] QUEIROZ, C. R. A. A.; MORAIS, S. A. L.; NASCIMENTO, E. A. Caracterização dos taninos da aroeira-preta (Myracrodruon urundeuva). Revista Árvore, 26, 493-497, 2002.
  • [10] SILVA, S. S. T. Estudo de tratabilidade físico-química com uso de taninos vegetais em água de abastecimento e de esgoto. Dissertação de Mestrado. Fundação Oswaldo Cruz. São Paulo, 1999.
  • [11] YIN, C-Y. Emerging usage of plant-based coagulants for water and wastewater treatment. Process Biochemistry, 45,1437-1444, 2010.
Como citar:

ROZENO, Nicolle Santos; RIBEIRO, Elaine Angélica Mundim; CANOBRE, Sheila Cristina; FILHO, Guimes Rodrigues; AMARAL, Fábio Augusto do; "INVESTIGAÇÃO DE TANINO COMO COAGULANTE PRIMÁRIO ASSOCIADO À POLIACRILAMIDA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTE DE BIODIESEL", p. 27-38 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-awrd-008-4998

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações