Artigo - Open Access.

Idioma principal

INVESTIGAÇÃO DA ANÁLISE DE IMAGENS COMO FERRAMENTA PARA CRISTALIZAÇÃO DE K2SO4 EM BATELADA COM SEMEADURA

INVESTIGATION OF IMAGE ANALYSIS AS A TOOL FOR K2SO4 SEEDED BATCH CRYSTALLIZATION

ABREU, PEDRO MAGNO CAMPOS DE ; JUNIOR, MAURICIO BEZERRA DE SOUZA ; MORAES, MARCELLUS GUEDES FERNANDES DE ; JUNIOR, AMARO GOMES BARRETO ; SECCHI, ARGIMIRO RESENDE ; , ;

Artigo:

No processo de cristalização, as distribuições de tamanho e forma dos cristais se tornam o maior interesse a fim de se adquirir melhores rendimentos e pureza. O presente trabalho visa investigar a utilização da análise de imagens em tempo real para um processo de cristalização em batelada com semeadura. Foi utilizado sulfato de potássio como objeto de estudo, e a razão de aspecto ? razão entre o maior e o menor comprimento da partícula ? como variável representativa para a forma dos cristais. O analisador de imagens de alta velocidade QICPIC-LIXELL, capaz de capturar múltiplas imagens, foi empregado para monitorar as partículas em tempo real. No intuito de promover o controle da tendência do tamanho dos cristais, foi adotado um perfil linear de resfriamento ao longo do tempo. A adequação de variáveis de processo, como a velocidade de agitação e disposição da entrada e saída do sistema de amostragem, se mostrou decisiva para a confiabilidade dos resultados. A escolha das sementes, adição de co-solvente e a investigação do fenômeno da aglomeração dos cristais foram abordadas, se mostrando como fatores cruciais no comportamento da nucleação e crescimento dos cristais. Os resultados obtidos são decisivos para uma modelagem matemática mais representativa do processo, ressaltando a análise de imagens como boa técnica para monitoramento e desenvolvimento de estratégias de controle do processo em questão.

Artigo:

Palavras-chave: CRISTALIZAçãO, ANáLISE DE IMAGENS, NUCLEAçãO,

Palavras-chave: CRYSTALLIZATION, IMAGE ANALYSIS, NUCLEATION,

DOI: 10.5151/cobecic2019-FTSP39

Referências bibliográficas
Como citar:

ABREU, PEDRO MAGNO CAMPOS DE; JUNIOR, MAURICIO BEZERRA DE SOUZA; MORAES, MARCELLUS GUEDES FERNANDES DE; JUNIOR, AMARO GOMES BARRETO; SECCHI, ARGIMIRO RESENDE; , ; "INVESTIGAÇÃO DA ANÁLISE DE IMAGENS COMO FERRAMENTA PARA CRISTALIZAÇÃO DE K2SO4 EM BATELADA COM SEMEADURA", p. 2352-2358 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-FTSP39

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações