Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Investigando projeções: critérios para a análise de apresentações digitais de slides

Investigating projections: criteria for analyzing digital slide shows

Cadena, Renata ; Coutinho, Solange Galvão ;

Poster:

Neste artigo problematizamos a análise de apresentações digitais de slides sob a perspectiva do Design da Informação. Inicialmente, discutimos acerca da pesquisa sobre apresentações de slides e dos raros protocolos de análise voltados para esse tipo de documento. Apresentamos o instrumento analítico que elaboramos e que foi testado em uma investigação envolvendo licenciandos em Letras e Ciências Biológicas da UFPE, Recife, Brasil. Observou-se a sua validade para a avaliação de slideshows, assim como a sua grande versatilidade para estudos no contexto do design da informação, a despeito da existência de categorias que poderiam ser suprimidas.

Poster:

This paper problematizes the analysis of digital slideshows from the perspective of Information Design. Initially, we discuss research into slideshows and the few analytical instruments that exist regarding this subject. We also present the analytical tool we have created, and which was tested in a study involving undergraduates of Letters and Sciences at the UFPE, Recife, Brazil. We observed that the tool proved to be both valid for evaluating slideshows and versatile for studies on information design, despite the existence of categories that could be removed

Palavras-chave: apresentação de slides, análise, design da informação, slide presentations, analysis, information design,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_89

Referências bibliográficas
  • [1] CADENA, R. A. 2014. Aperfeiçoando projeções – Experiências de formações em design de apresentações digitais de slides (ADS) com estudantes de licenciatura de Pernambuco. Dissertação de mestrado. Departamento de Design. UFPE, Recife – Brasil.
  • [2] FARKAS, D. K. 2005. Understanding and using PowerPoint. Proceedings of the STC Annual Conference, 313-320.
  • [3] ____________ 2006. Toward a better understanding of PowerPoint deck design. Information Design Journal + Document Design, v.4, n.2: 162-171.
  • [4] FOLEY, M. 2010. About that 1 billion Microsoft Office figure... ZDNet. Disponível na internet por http em: zdnet.com/blog/microsoft/about-that-1-billion-microsoft-office-figure/6555. Acesso em 10 jan. 201
  • [5] LEVY, M.; KIMBER, K. 2009. Developing an approach for comparing students’ multimodal text creations: A case study. Australasian Journal of Educational Technology, 2009 v.25, n.4: 489-508.
  • [6] LOPES, M. T. 2014. Uma formação do olhar: o design da informação como conteúdo formador dos professores das licenciaturas brasileiras. Tese de doutorado. Departamento de Design. UFPE, Recife – Brasil.
  • [7] PARKS, B. 2012. Death to PowerPoint! BusinessWeek. Disponível na internet por http em: businessweek.com/articles/2012-08-30/death-to-powerpoint. Acesso em 10 jan. 2014.
  • [8] TWYMAN, M. L. 1979. A schema for the study of graphic language. In: Paul A. Kolers, Merald E. Wrolstad Andamp; Herman Bouma (Org.). Processing of visible language. Nova York Andamp; Londres: Plenum Press, v.1: 117-150.
  • [9] _____________ 2002. Further thoughts on a schema for describing graphic language. Proceedings of the 1st International Conference on Typography and Visual Communication: 329-350. Thessaloniki, Greece: University of Macedonia Press.
  • [10] VIEIRA, A. R. F. V. 2011. Retórica e Multimodalidade do PowerPoint Educativo. (Tese de doutorado). Departamento de Letras. UFPE: Recife – Brasil.
  • [11] WYATT-SMITH, C.; KIMBER, K. 2005. Valuing and evaluating student-generated online multimodal texts: Rethinking what counts. English in Education, v. 39, n.2: 22-43.
Como citar:

Cadena, Renata; Coutinho, Solange Galvão; "Investigando projeções: critérios para a análise de apresentações digitais de slides", p. 1276-1282 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_89

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações