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Intuição no Processo Criativo: estudo de caso num estúdio de design gráfico

Intuition in Creative Process: a case study in a graphic design studio

DIAS, Bergson ;

Artigo:

Tendo um olhar mais atento à história do design gráfico, podemos perceber que desde Bauhaus, a intuição fez parte do método de ensino e processo criativo de vários designers. Como base conceitual para entender a intuição, olhamos principalmente para Henri Bergson e C. G. Jung que, em consonância a outros autores contemporâneos, serviu de ferramenta para a análise em campo. Nossa amostragem é formada por profissionais e estagiários de um escritório de design de fortaleza que participaram de entrevistas individuais semiestruturada. Pudemos verificar a importância da intuição para o processo criativo, em especial nos momentos de geração de ideias.

Artigo:

Taking a closer look at the history of graphic design, we can see that since the Bauhaus, intuition has been part of the teaching method and creative process of several designers. As a conceptual basis for understanding intuition, we look mainly at Henri Bergson and C. G. Jung who, in line with other contemporary authors, served as a tool for field analysis. Our sample is formed by professionals and interns from a design office in Fortaleza who participated in semi-structured individual interviews. We were able to verify the importance of intuition for the creative process, especially in the moments of generating ideas.

Palavras-chave: Pensamento criativo; Criatividade; Intuição criadora.,

Palavras-chave: Creative thinking; Creativity; Creative intuition.,

DOI: 10.5151/ped2022-9892893

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Como citar:

DIAS, Bergson; "Intuição no Processo Criativo: estudo de caso num estúdio de design gráfico", p. 6832-6845 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9892893

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