Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Interfaces Cérebro-Máquina: design de interação baseado em concentração e meditação de usuários

Brain-Machine Interfaces: interaction design based on concentration and meditation users

Menezes, Marx ; Souto, Virgínia Tiradentes ;

Artigo Completo:

De caráter teórico-prático, este estudo tem como objetivo analisar sinais cerebrais para embasar o desenvolvimento de interfaces gráficas. Para tanto, utiliza técnicas de processamento de sinais e reconhecimento de padrões cerebrais emitidos por um dispositivo de eletroencefalografia. A partir desta análise é proposto o desenvolvimento de Interfaces Cérebro-Máquina (ICMs). Estas interfaces são capazes de possibilitar que o usuário interaja com imagens e sons por meio de seus sinais neurais. Ainda, foram realizadas investigações quanto aos níveis de interatividade, relacionados tanto a concentração quanto ao relaxamento do usuário. A pintura Mona Lisa de Leonardo Da Vinci foi utilizada para compor os processos de construção das duas ICMs construídas. O resultado da interação do usuário ao utilizar as interfaces é a formação de padrões visuais e sonoros, atribuindo-lhes novas concepções, movimentos e sensações

Artigo Completo:

From theoretical and practical nature, this study aims to analyze brain signals to support the development of graphical user interfaces. For this purpose, use signal processing techniques and brain patterns of recognition issued by an electroencephalograph device. From this analysis we propose the development of Brain Machine Interfaces (ICMs). These interfaces are capable of enabling the user to interact with images and sounds through their neural signals. Still, investigations were carried out as to levels of interactivity, related both to users'' concentration and users'' relaxation. The Mona Lisa painting by Leonardo Da Vinci was used to compose the construction processes of the two built ICMs. The result of user interaction when using interfaces is the creation of visual and sound patterns, giving them new ideas, movements and sensations..

Palavras-chave: interface neural, interação, eletroencefalografia, tecnologia, neural interface, interaction electroencephalography, technology,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_199

Referências bibliográficas
  • [1] ARANTES, Priscila. 2005. Arte e Mídia: Perspectivas da estética digital. São Paulo: SENAC.
  • [2] BCI Basics - 2013. Disponível em: Andlt;URL:http://futurebnci.org/index.php?articleAndamp; Andgt; Acesso em fevereiro de 2015.
  • [3] DEGROOT, J. 1994. Neuroanatomia. 20ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara.
  • [4] EDMONDS, Ernest. 200 Interaction in Art and Technology. Creativity and Cognition Research Studios, Department of Computer Science. Leicestershire, England.
  • [5] EMOVIT SYSTEMS. Disponível em: Andlt;http://www.emotiv.com/Andgt; Acesso em março de 201
  • [6] FILE, São Paulo 2009: Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. FILE 10 NURBS PROTO - Concepção Editorial Ricardo Barreto, Paula Perissinoto, São Paulo: FILE, 2009. Andlt;http://www.filefestival.org/site_2007/pop_trabalho.asp?id_trabalho=3435Andamp;cd_idioma=2Andamp;acao=visualizarAndamp;Andgt; Acessado em Março de 2015.
  • [7] GAUTIER, Theophile. 1882. Guide de L’amateur au Musée du Louvre. Paris: Charpentier.
  • [8] MEREJKOWSKI, Dimitri. 192 The romance of Leonardo da Vinci. New York: The Modern Library.
  • [9] MOGGRIDGE, B. 2006. Designing Interactions. The MIT Press.
  • [10] MOLDERINGS, H. 2002. Relativism and a historical sense: Duchamp in Munich(and Basle). Marcel Duchamp. Hatje Cantz Publishers.
  • [11] NEUROSKY. NeuroSky e Sense Meters and Detection of Mental State. Site oficial NeuroSky. Andlt;http://store.neurosky.com/products/mindwave-1Andgt; Acessado em Março de 2015.
  • [12] NIEDERMEYER, E. and F.L.d. SILVA. 1982. Electroencephalography, Baltimore-Munich: Ed. UAndamp;S.
  • [13] OSTROWER, Fayga. 1976. Criatividade e Processos de Criação. Rio de Janeiro: Vozes.
  • [14] SAFFER, 2009. Designing for Interaction: Creating Innovative Applications and Devices (2nd ed.). New Riders Publishing, Thousand Oaks, CA, USA.
  • [15] SANTAELLA, Lúcia. 2002. Ciberarte de A a Z. In: DOMINGUES, Diana. Criação e Interatividade na Ciberarte. São Paulo: Experimento, pp.13-16.
  • [16] SASSOON, Donald. 2004. Mona Lisa: A história da pintura mais famosa do mundo. Rio de Janeiro: Record.
  • [17] TEHOVNIK E. J. 2013. Slocum en Neuroscience. J.neuroscience.
Como citar:

Menezes, Marx; Souto, Virgínia Tiradentes; "Interfaces Cérebro-Máquina: design de interação baseado em concentração e meditação de usuários", p. 783-796 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_199

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações