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Interface gráfico-informacional de aplicativos de educação em saúde: uma análise do app - Saúde da Criança I da UNA-SUS/UFMA

Graphic-informational interface of health education applications: an analysis of the app - Children''s Health I of UNA-SUS/UFMA

Castro, Eurides; Reis, Edilson; Spinillo, Carla Galvão; Oliveira, Ana Emília F. de;

Artigo Completo:

O processo de construção e compartilhamento de conteúdo vem crescendo na medida em que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são disponibilizadas aos usuários dos serviços da segunda geração da internet, a WEB 2.0. Esses usuários têm sido caracterizados pela participação ativa na construção de conteúdos e pelo perfil exigente no que tange à qualidade e personalização da informação procurada. Entretanto, não basta agregar novas mídias como suporte de conteúdo informacional, é preciso pensar como elas serão disponibilizadas e principalmente como essas informações devem estar organizadas nas interfaces dos aplicativos de educação em saúde, de forma a garantir a eficácia no processo de aquisição da informação pelo usuário. Diante desse contexto, busca-se no presente trabalho o desenvolvimento e aplicação de um protocolo de análise elaborado de acordo com diretrizes do Design da Informação e Design de Interação, cujo objetivo é avaliar a interface gráfico-informacional do aplicativo de educação em saúde da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) denominado Saúde da Criança I – Pactos, Políticas e Programas de Saúde para a Infância.

Artigo Completo:

The process of building and sharing content has grown to the extent that the new Information and Communication Technologies (ICT) become available to users of the second generation of Internet services, Web 2.0.  These users have been characterized by the active participation in contents construction and by the demanding profile regarding the quality and customization of the requested information. However, to add new media as informational content support is not enough, it is necessary to think how they will be made available and, mainly, how this information should be organized at the interfaces of health education applications in order to ensure effectiveness in the acquisition of information by user. In this context, the objective of this paper is the development and application of an elaborate analysis protocol in accordance with the guidelines of Information Design and Interaction Design, which aims to assess the graphic-informational interface of the health education application designed by the Open University of the Brazilian National Health System, of the Federal University of Maranhão (UNA-SUS/UFMA), called Children''s Health I - Pacts, Health Policies and Programs for Children.

Palavras-chave: Design da informação, design de interação, interface gráfica, ensino a distância, Information design, Interaction design, Graphical interface, Distance Learning,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_105

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Como citar:

Castro, Eurides; Reis, Edilson; Spinillo, Carla Galvão; Oliveira, Ana Emília F. de; "Interface gráfico-informacional de aplicativos de educação em saúde: uma análise do app - Saúde da Criança I da UNA-SUS/UFMA", p. 281-293 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_105

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