Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

INTERFACE E USABILIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DIGITAL

INTERFACE AND USABILITY IN THE DIGITAL TEXTBOOK

Carneiro, Neusa de Oliveira ; Baldessar, Maria José ;

Artigo Completo:

Este artigo analisa um livro didático digital (LDD), considerando conceitos de interface, usabilidade e navegação. Foi realizada uma análise descritiva do LDD Português 1 Pré-Vestibular, da editora Poliedro. Inicialmente são abordados conceitos relacionados a livro, livro digital, breve histórico e contexto do livro didático e o aparecimento deste na forma digital, com ênfase na realidade brasileira. A segunda parte descreve o objeto de estudo, analisa a interface e mostra os resultados e discussões. Considerando as especificidades do LDD são necessários critérios diferenciados para análise, que contemplem suas características distintivas e sua finalidade didática, de maneira a aproveitar as possibilidades que o meio digital oferece.

Artigo Completo:

This article analyzes a digital textbook (DT), considering concepts of interface, usability and navigation. A descriptive analysis of the digital textbook Portuguese 1 Pré-Vestibular, from the Poliedro publishing house. Initially, concepts related to the book, digital book, brief history and context of the didactic book and the appearance of it in digital form, with emphasis on the Brazilian reality, are approached. The second part describes the object of study, analyzes the interface and shows the results and discussions. Considering the specificities of the DT, different criteria are required for analysis, considering their distinctive characteristics and their didactic purpose, in order to take advantage of the possibilities offered by the digital medium.

Palavras-chave: livro didático, livro didático digital, interface,

Palavras-chave: textbook, digital textbook, interface,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0221

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR 9241: Ergonomia da interação humano-sistema. Parte 11: orientações sobre usabilidade. Rio de Janeiro, 201
  • [2] BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático 2015. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o PNLD 2015. Brasília: 2013. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livrodidatico/livro-didatico-editais/item/4032-pnld-2015. Acesso em: 05/02/16.
  • [3] BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
  • [4] CANAVILHAS, João. (org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 201 Disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/121. Acesso em: 05/11/16.
  • [5] CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.3, set./dez. 2004. pp 549-566.
  • [6] COELHO, L. A. L. (Org). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Novas Ideias, 2008.
  • [7] DE SOUZA, C. S. et al. Projeto de Interfaces de Usuário: perspectivas cognitivas e semióticas. Anais da Jornada de Atualização em Informática, XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Rio de Janeiro, julho de 1999.
  • [8] GUIA LIVRES. Livros escolares brasileiros (1810-2005). São Paulo. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, 2005.
  • [9] KALBACH, James. Design de navegação web. Otimizando a experiência do usuário. Porto Alegre: Bookman, 200
  • [10] KANASHIRO, Cintia S. Livro didático: discussão na perspectiva de vertentes de análise e compreensão da natureza complexa. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 29, 2006, Brasília. Anais… São Paulo: Intercom, 2006.
  • [11] MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições. In: Lucia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
  • [12] MUNAKATA, Kazumi. O livro didático como mercadoria. ProPosições, Campinas, v. 23, n. 3, p. 51-66, Dec. 20 Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2017. dx.doi.org/10.1590/S0103-73072012000300004.
  • [13] OLIVEIRA, Danusa de. Novos aspectos da navegação e construção do livro eletrônico. In: 2º CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL. São Paulo: CBL, 2011. PORTUGAL, Cristina. Design, educação e tecnologia (online). Rio de Janeiro: Rio Books, 20 Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016.
  • [14] PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvone; SHARP, Helen. Design de Interação: Além da Interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
  • [15] ROSA, F. G. M. G. Os primórdios da inserção do livro no Brasil. In PORTO, CM., org. Difusão e cultura científica: alguns recortes [online].
  • [16] Salvador: EDUFBA, 2009. pp. 75-92. ISBN 978-85-2320-912-4. Available from SciELO Books .
  • [17] SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
  • [18] SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
Como citar:

Carneiro, Neusa de Oliveira; Baldessar, Maria José; "INTERFACE E USABILIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DIGITAL", p. 2120-2131 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0221

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações