Resumo - Open Access.

Idioma principal

INTERDISCIPLINARIDADE – DESAFIO PARA O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Moura, Irene Antônia de ; Sadoyama, Adriana dos Santos Prado ; Sadoyama, Geraldo Leal ;

Resumo:

Este trabalho aborda o tema Interdisciplinaridade – um desafio para o sistema educacional brasileiro. As transformações sociais e a situação atual da educação no Brasil vêm estabelecendo mudanças curriculares e das práticas pedagógicas, além de reformas políticas e institucionais tanto no Ensino Fundamental, quanto no Superior exigindo dos educadores e gestores mais conhecimento levando-os a uma ampla discussão sobre essa temática, uma vez que terão que rever sua práxis e desenvolver um trabalho interdisciplinar nas instituições educacionais. Para isso é necessário que o sistema educacional brasileiro aceite o desafio, saia do comodismo e pesquise meios de trabalhar as habilidades e competências comuns das disciplinas, sem fragmentá-las possibilitando o envolvimento de toda a comunidade escolar, formando parcerias dentro e fora da escola. Trazendo para as instituições não somente a inovação tecnológica, mas a inovação na forma de atuar em sala de aula, reorganizando os espaços e atividades escolares favorecendo ao educando maior interação com o que está sendo ensinado. Com a finalidade de aprofundar sobre o tema Interdisciplinaridade, políticas públicas e as propostas de mudanças estabelecidas para as instituições educacionais, aspectos relevantes sobre esse tema, e como o Brasil vencerá esse grande desafio de implantar verdadeiramente essa metodologia nas unidades escolares foi realizada uma revisão bibliográfica para elaborar essa pesquisa. Espera-se por meio desse trabalho verificar se alguma instituição já conseguiu implementar de forma prática e eficaz tal procedimento metodológico e quais foram as estratégias utilizadas.

Resumo:

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Educação. Sistema educacional,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-res007

Referências bibliográficas
Como citar:

Moura, Irene Antônia de; Sadoyama, Adriana dos Santos Prado; Sadoyama, Geraldo Leal; "INTERDISCIPLINARIDADE – DESAFIO PARA O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO", p. 237-238 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-res007

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações