Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Inter-Relações Entre o Processo Criativo da Publicidade Brasileira e a Metodologia do Design Thinking

Interrelations between the creative process of Brazilian advertising and the design thinking methodology

Linhares, Cley Fabiano;

Artigo completo:

A metodologia conhecida como design thinking tem extrapolado seu campo profissional de origem devido a demanda crescente de criatividade no ambiente profissional em diversas áreas. Este artigo busca analisar até que ponto o processo criativo da publicidade coincide com aqueles apresentados pelo design thinking por meio da comparação entre os processos citados. Os autores da área de publicidade citados neste artigo são Jorge Martins, Armando Sant’anna, Zeca Martins, Roberto Mena Barreto e Roberto Duailibi. Em relação ao design thinking, as obras que embasaram este estudo foram as que tratam do processo e das ferramentas utilizadas nas etapas do mesmo, como Tim Brown, Ellen Lupton, Gavin Ambrose, Paul Harris, Jeanne Liedtka, Tim Ogilvie, Carolina Costa Cavalcanti e Andrea Filatro. Como resultado da pesquisa é possível verificar que o Design Thinking é mais organizado em relação as suas etapas e o modo como apresenta várias técnicas específicas para cada momento e situação de uso, enquanto o processo publicitário é exposto de forma mais genérica tanto na descrição das etapas quanto na utilização de técnicas.

Artigo completo:

The methodology known as design thinking has expanded from its original professional field, due to the demands of crescent creativity in the professional environment in several areas. The present study aims at analyzing the extent in which the creative process in Advertising coincides with the methods of design thinking by comparing the afore mentioned processes. The authors whose work fundament this article are, as it follows:Jorge Martins, Armando Sant’anna, Zeca Martins, Roberto Mena Barreto e Roberto Duailibi, in the field of Advertising. Also, the studies by Tim Brown, Ellen Lupton, Gavin Ambrose, Paul Harris, Jeanne Liedtka, Tim Ogilvie, Carolina Costa Cavalcanti and Andrea Filatro were essential in terms of understanding the processes and tools in design thinking. As a result, it is possible to verify the way the design thinking methodology organizes itself in relation to each one of its integrating steps and the way it presents several techniques according to different moments and situations, while the Advertising creative process presents itself as a more general tool in terms of description and techniques.

Palavras-chave: design thinking, processo criativo, processo criativo publicitario, criação publicitaria,

Palavras-chave: design thinking, creative process, creative process of advertising, advertising creation,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0287

Referências bibliográficas
  • [1] Ambrose, Gavin; HARRIS, Paul. (2011). Design Thinking. São Paulo. Bookman.
  • [2]
  • [3] Barreto, Roberto Menna. (1982). Criatividade em Propaganda. 8ª Ed. São Paulo.Editora Summus.
  • [4] Benz, I.E.Magalhães,C.F. (2016). Transdisciplinaridade Para Se Entender O Design Thinking. Artigo apresentado em congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design.
  • [5] Benz, Ida Elisabeth. (2014). Design Inovador: mandala transrelacional de abordagens criativas. 289 f. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design.
  • [6] Bertomeu, J.V.C; (2006). Criação na propaganda impressa.São Paulo.3ª edição.Thompsom.
  • [7] Brown, Tim. (2010). Design Thinking, uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. São Paulo. Elsevier.
  • [8] Duailibi, R;Simensens, H.J. (2000). Criatividade & Marketing. São Paulo.Nova Edição. Makron Books.
  • [9] Gomes, Neusa Demartini. (2003). Publicidade, Comunicação Persuasiva.Porto Alegre. Editora Sulina.
  • [10] Kneller, F. G.(1978). Arte e Ciência da Criatividade. São Paulo.11ª Edição. Ibrasa.
  • [11] Lupton, Ellen. (2013). Graphic Design Thinking:Intuição, ação e criação. São Paulo. Editora G.Gilli.
  • [12] Martin, Roger L. (2010). Design de negócios: por que o design thinking se tornará a próxima vantagem competitiva dos negócios e como se beneficiar disso. Rio de Janeiro.Elsevier,
  • [13] Martins, Jorge S. (1997). Redação Publicitária, teoria e prática. São Paulo.2ª Edição. Atlas.
  • [14] Martins, Zeca. (2004). PROPAGANDA É ISSO AÍ! Um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. São Paulo.Atlas.
  • [15] Melles, G; Howard,Z; Whiteside, S,T.(2011) Teaching Design Thinking: Expanding Horizons in Design Education. WCLTA 2011. Procedia - Social and Behavioral Sciences 31 (2012) 162 – 166. Disponível em: https://eprints.qut.edu.au/61075/ acesso em: 10/12/2018
  • [16] Neumeier, Marty.(2011). A Empresa Orientada Pelo Design. Porto Alegre.Bookman.
  • [17] Pinto. A. G.(1997).Publicidade: Um discurso de sedução.Porto.Porto Editora.
  • [18] Platner, H. An Introduction to Design Thinking PROCESS GUIDE. Disponível em: https://dschool-old.stanford.edu/sandbox/groups/designresources/wiki/36873/attachments/74b3d/ModeGuideBOOTCAMP2010L.pdf acesso em 28/11/2018
  • [19] Predebom, Jose.(2006).Criatividade:abrindo o lado inovador da mente: um caminho para o exercício prático desta potencialidadel esquecida ou reprimida quando deixamos de ser crianças.São Paulo. 2ª Reimpressão. Altas.
  • [20] Ribeiro,J.Aldrigui,V. Imoberdorf, M. Benetti, E. Longo, W. DIAS, S.R. (1995).Tudo que você Queria Saber Sobre Propaganda e Ninguém teve Paciência para Explicar. São Paulo. Atlas.
  • [21] Rogers, P.A;Winton. E;”Design Thinking” – A Critical Analisys. Internacional Conference on Engineering and Product Design Education. 2 ¨3 September 2010, Norwegian University of Science and Tecnology. Trondhein, Norway, acesso em: https://www.researchgate.net/publication/268807943_DESIGN_THINKING_-_A_CRITICAL_ANALYSIS em: 12/05/18
  • [22] Sampaio. Rafael. (2003).PROPAGANDA DE A A Z. Rio de Janeiro.3ª ED. Editora Campus,
  • [23] Sant’anna, Armando.(1998).PROPAGANDA, Teoria, Técnica e Prática. São Paulo. 7ªEdição.Thompson Learning.
  • [24]
  • [25] Vianna, M. Vianna, I., Adler, I. K.,Lucena, B.,Russo, B. (2012).Design Thinking.Rio de Janeiro.1ª Edição. MVJ Press.
  • [26] West, S. Di Nardo,S. Creating product-service system opportunities for small and medium size firms using service design tools. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/82094940.pdf acesso em: 27/11/2018
  • [27] Wrigley, C. Mosely,G. Tomitsch, M (2018). Design Thinking Education:A Comparison of Massive Open Online Courses. She Ji. Disponível em: https://eprints.qut.edu.au/121638/1/Design%20Thinking%20Education.pdf Acesso em 09/12/2018
Como citar:

Linhares, Cley Fabiano; "Inter-Relações Entre o Processo Criativo da Publicidade Brasileira e a Metodologia do Design Thinking", p. 280-289 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0287

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações