Artigo - Open Access.

Idioma principal

INTELLIGENT VEHICLE SAFETY SYSTEM FOR FACIAL BIOMETRY AND VOICE TO REDUCE TRANSIT ACCIDENTS

Pires, Fabio ; Dias, Eduardo Mario ; Udaeta, Miguel Edgar Morales ; Pires, Felippe da Silva ;

Artigo:

O artigo apresenta uma proposta sobre segurança veicular, pelo uso de sistemas inteligentes de reconhecimento facial e voz de motoristas, que apresentam embriaguez ou cansaços excessivos no volante, como ficar piscando os olhos, abrir e fechar a boca continuamente por bocejos, várias vezes, ou cair a cabeça para baixo ou para cima, assim como de um lado ao outro, demonstrando incapacidade consciente de dirigir um veículo, ou até mesmo de expressões faciais anormais para um motorista consciente em trânsito. O sistema é composto por uma câmera interna para verificação e reconhecimento de expressão facial, com um microfone embutido para reconhecimento de voz normal, sem intermitência na voz, demonstrando embriaguez ou sonolência. O sistema é configurado com algoritmos que permitem verificar a simetria facial em quadrantes, eixos horizontais e verticais, além de expressões faciais codificadas e frequência de voz. Qualquer anormalidade faz o sistema entrar em operação, não permitindo ligar o carro, ou caso esteja em movimento, dispara alarmes sonoros e reduz a velocidade do veículo até parar. Com o sistema implantado haverá diminuição significativa de mortes e acidentes de trânsitos, visto que no Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas, ultrapassam mais de 47 mil mortes anuais por acidentes veiculares, além de custos significativos para o sistema de saúde público e privado.
Palavras-chave: sistema inteligente veicular, segurança veicular integrada, biometria facial, redução de acidentes no trânsito, tecnologia automotiva.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/simea2018-PAP60

Referências bibliográficas
  • [1] PIRES, F.; DIAS, E.M ; FONTANA, C. F. ; PIRES, F. S. . Integrated intelligence system in urban automobile communication. In: Simpósio Internacional Automotivo SIMEA 2014, 2014, São Paulo. INOVAR ? AUTO E A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DO BRASIL, 2014. ALMEIDA, Lívia Victório de Carvalho, PIGNATTI, Marta Gislene, ESPINOSA; Mariano Martinez. Main factors associated with motor vehicle accidents on Federal Highway 163. Disponível em: . Acesso em 10/03/2018. BRASIL, Senado Federal. Estudo da organização mundial da saúde OMS sobre mortes por acidentes de transito em 178 países e base para década de ações para segurança. Disponível em: . Acesso em 12/03/2018. BRASIL, Senado Federal. Acidentes de trânsito no Brasil. Disponível em: . Acesso em 18/04/2018. ONU. Manual para fortalecer a legislação de segurança no transito Disponível em: . Acesso em 22/04/2018. BRASIL, IBGE. Dados estatísticos sobre mortes entre jovens de 15 a 19 anos. Disponível em . Acesso em 08/04/2018.
Como citar:

Pires, Fabio; Dias, Eduardo Mario; Udaeta, Miguel Edgar Morales; Pires, Felippe da Silva; "INTELLIGENT VEHICLE SAFETY SYSTEM FOR FACIAL BIOMETRY AND VOICE TO REDUCE TRANSIT ACCIDENTS", p. 406-414 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2018-PAP60

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações