Este artigo busca resgatar e analisar alguns dos problemas equestões associadas na integração de...">

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Inteligência Artificial & Tecnologias Inteligentes no Ensino de Design: Desafios e Relevância

Braga, Rodrigo; Pazmino, Ana Veronica;

Artigo Completo:

Este artigo busca resgatar e analisar alguns dos problemas equestões associadas na integração de novas tecnologias e odesenvolvimento das mesmas na educação dos futuros designers. Nestesentido este artigo descreve a introdução da área de Inteligência Artificial(AI) para alunos de graduação de design de produto, no Brasil e no mundo.A interação bem sucedida de pesquisa, educação e da multidisciplinaridadedentro de estabelecimentos de ensino superior é discutida, e exemplos deprojeto resultantes desta interação são apresentados. Como resultadoverifica-se que por meio da multidisciplinaridade, de temas relacionados atecnologias inteligentes e apoio técnico adequado, soluções de designinovador podem resultar desta interação. 

Artigo Completo:

This paper seeks to rescue and analyze some of the problemsand issues associated with the integration of new technologies and theirdevelopment in the education of future designers. In this sense this paperdescribes the introduction of Artificial Intelligence (AI) for product designgraduate students in Brazil and worldwide. The successful interaction ofresearch, education and multidisciplinary approach in higher education isdiscussed, and examples of design resulting from this interaction arepresented. As a result it appears that through multidisciplinary, issuesrelated to smart technologies and appropriate technical support, innovativedesign solutions can result from this interaction. 

Palavras-chave: Inteligência artificial, tecnologias inteligentes, design,

Palavras-chave: artificial intelligence, intelligent technologies, design,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0536

Referências bibliográficas
  • [1] BARR, A; FEIGENBAUM, E. The Handbook of Artificial Intelligence. Los Altos, California: William Kaufmann Inc, 1985, vol. I-II.
  • [2] BITTENCOURT, G. Inteligência artificial distribuída. I Workshop de Computação do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. 1998.
  • [3] CARDIONETICS disponível em: http://www.cardionetics.co.uk. Acesso em 2016.
  • [4] CHARNIAK, E; MCDERMOTT D. Introduction to Artificial Intelligence. Addison-Wesley Pub-lishing Company. 1985.
  • [5] COELHO, Daniel; BASCHIROTTO, Sergio. King of the djembe. Relatório de projeto do curso de design da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2013.
  • [6] KUMAR, Vijay. 101 Design Methods: A estructured approach for driving innovation in your organization. Hoboken, N.J: John Wiley & Sons, 2013
  • [7] MCCARDLE, J. R. The Challenge of Integrating AI & Smart Technology in Design Education, International Journal of Technology and Design Education 12, 59–76, Kluwer Academic Publishers. 2002.
  • [8] MCCARTHY, J; HAYES P. Some philosophical problems from the standpoint of artificial intelligence, I. D. M. a. B. Meltzer, Ed. Edinburgh, GB: Edin-burgh University Press. 1969.
  • [9] MÜHLHÄUSER, M., Smart Products: An Introduction, in Constructing Ambient Intelligence, M. Editors. Springer Berlin Heidelberg. p. 158-164, 2008.
  • [10] NEUMANN, P. G.:, Computer Related Risks, ACM Press, Addison Wesley, New York, ISBN 0-201-55805-X. 1995.
  • [11] NORMAN, Donald. O design do futuro. Ed. Rocco: Rio de Janeiro, 2010.
  • [12] PAZMINO, Ana; BRAGA, Rodrigo; PUPO, Regiane. Prática interdisciplinar em disciplina de projeto de produto com ênfase na inovação e na tecnologia. Chile, Anais Sigradi 2014.
  • [13] PPP Projeto Político Pedagógico do curso de design. UFSC. Florianópolis, 2011.
  • [14] REZENDE, S. O. Sistemas inteligentes: fundamentos e aplicações. SP-Brasil: Manole. 2005.
  • [15] SLOMAN, A. Artificial Intelligence, an Illustrative Overview, AISB Quarterly, No. 103, 31–35. 2000.
  • [16] Sony AIBO disponível em: http://www.aibo-europe.com/. Acesso em 2015.
Como citar:

Braga, Rodrigo; Pazmino, Ana Veronica; "Inteligência Artificial & Tecnologias Inteligentes no Ensino de Design: Desafios e Relevância", p. 993-1004 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0536

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações